03 abr, 2017 - 00:08
O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirma que os Estados Unidos estão prontos a agir sozinhos caso a China não aumente a pressão contra o programa nuclear norte-coreano.
Donald Trump falava ao jornal Financial Times dias antes de receber o Presidente chinês, Xi Jinping, com quem assegurou que vai discutir a Coreia do Norte.
"A China tem uma grande influência sobre a Coreia do Norte. E a China é que vai decidir se nos ajuda com a Coreia do Norte ou não", afirmou.
Caso a China não o faça, os Estados Unidos são completamente capazes de impedir que a Coreia do Norte desenvolva armas nucleares capazes de atacar os americanos, como o regime de Pyongyang reiteradamente ameaça.
Questionado sobre como o faria, Trump não se pronunciou, afirmando que não faria como "os Estados Unidos de antes, que anunciavam onde iam atacar no Médio Oriente".
Donald Trump invocou as trocas comerciais com a China como incentivo para Pequim fazer o que Washington quer.
Embora a China seja um aliado diplomático e económico da Coreia do Norte, Pequim afirma que a sua influência sobre o regime liderado por Kim Jong Un é limitada.