Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Estados Unidos deslocam navios para a Península da Coreia

10 abr, 2017 - 10:38

Acção do exército norte-americano é uma forma de ameaçar a Coreia do Norte, no caso de aquele país fazer um novo teste com mísseis na região.

A+ / A-

O comandante das forças armadas norte-americanas no Pacífico ordenou que um porta-aviões e outros navios de guerra se deslocassem para a Península da Coreia, numa demonstração de força por parte da administração Trump, em resposta ao facto de a Coreia do Norte ter realizado testes com mísseis de médio alcance.

O comandante militar norte-americano no Pacífico, Harry B Harris Jr., alterou a rota do porta-aviões e da sua frota de caças de uma série de testes que estavam programados para a Austrália. A esta embarcação juntam-se outros três navios de guerra, estacionados na zona de Singapura, que se deslocaram para a zona de península coreana.

Esta é mais uma manifestação da escalada de força por parte da administração Trump, depois de na semana passada ter ordenado um ataque aéreo às forças do Presidente sírio Bashar al-Assad.

Na semana passada também, o Presidente norte-americano, no encontro que manteve com o homólogo chinês Xi Jinping, manifestou a preocupação com o avançar do programa nuclear norte-coreano.

No domingo, o conselheiro de Trump para a área da defesa, o general McMaster, disse que o envio dos navios de guerra para as águas da Península do Coreia foi um passo “cauteloso”.

“A Coreia do Norte tem tomado posições provocadoras nos últimos tempos”, disse McMaster à Fox News.

“Este é um regime perigoso que agora tem poder nuclear. O presidente pediu-nos para estarmos preparados de modo a dar-lhe todas as opções para terminar com a ameaça para o povo norte-americano e para todos os nossos aliados”, acrescentou a mesma fonte.

Os militares e os oficiais dos serviços de inteligência dizem que este passo dado pela marinha norte-americana tem como objectivo prevenir um novo teste balístico que poderá ocorrer nos próximos dias, durante o aniversário evocativo de Kim il-sung, fundador do regime e avô do actual presidente.

No passado a Coreia do Norte fez testes nucleares com mísseis nestas datas festivas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    10 abr, 2017 Cacém 19:53
    A bomba H é um "bocadinho" mais potente que as usadas no final da II Grande Guerra, no Japão. O "pessoal" da Coreia do Norte não anda a descarregar AK-47 no meio da rua ou atropelar pessoas com camiões. A Coreia vive nesta situação, "cessar das hostilidades", desde os anos 50s. Em principio nem a China nem os EUA tem qualquer interesse no recomeço de uma guerra. Ainda por cima agora, com armamento nuclear à mistura.
  • otario cá da quinta
    10 abr, 2017 coimbra 17:06
    Claro que o TIPO Norte Coreano é doido varrido e sempre ouvi dizer que com gente doida ninguém se meta e depois (!) , UI. está mais do que visto, o americano não lhe fica atrás. CONCLUSÃO: ESTAMOS FEITOS AO BIFE! Mas analisando bem a estória, o mundo sempre esteve conduzido por gente doida.
  • Carlos Costa
    10 abr, 2017 Santarem 14:56
    Espero que as outras potências ocidentais de coloquem ao lado dos EUA,para por fim aos TERRORISTAS DA COREIA DO NORTE!!!!! Aquele regime sanguinário tem que acabar,custe o que custar!!!!
  • silva ribeiro
    10 abr, 2017 guimaraes 14:42
    é melhor não provocarem que o homem é capaz de lançar tudo que tem e depois não se sabe como acaba até porque o ódio aos americanos tem uma certa razão de ser porque foram os unicos que usaram bombas atomicas contra população civil até aos dias de hoje é preciso não esquecer isso.
  • Jorge
    10 abr, 2017 Sintra 12:13
    O mundo caminha a passos largos, para a 3ª!
  • José Saraiva
    10 abr, 2017 Viseu 12:00
    mas os Norte-Coreanos estavam á espera de CARGUEIROS DE ARROZ (como todos os anos).....e não da Marinha de Guerra...

Destaques V+