Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

FMI deixa cair luta contra proteccionismo

22 abr, 2017 - 21:24

Reunião decorreu este sábado nos Estados Unidos.

A+ / A-

Os países membros do Fundo Monetário Internacional (FMI) comprometeram-se a trabalhar para acabar com as desigualdades do comércio mundial, mas retiraram a promessa de lutar contra o proteccionismo económico, que constava nas declarações das reuniões anteriores.

No comunicado final que encerra a reunião de primavera do FMI e do Banco Mundial - ocorrida em Washington - não aparece o compromisso de lutar contra o proteccionismo, ao contrário do que era habitual nas anteriores declarações, tal como aconteceu no encontro de Outubro do ano passado.

"Tratámos de fazer um balanço construtivo e o significado da palavra proteccionismo é muito ambíguo, pelo que foi eliminada do comunicado", explicou aos jornalistas o presidente do Comité Financeiro e Monetário do FMI, Agustín Carstens.

O responsável realçou: "O que tentámos fazer foi meter o foco naquilo que podemos conseguir juntos e no nosso objectivo final. O objectivo final é tratar de aproveitar as vantagens do comércio. Todo o mundo está de acordo em que necessitamos de um comércio livre e justo".

Carstens, que é também governador do Banco Central do México, não especificou se o FMI decidiu eliminar a sua promessa de lutar contra qualquer forma de proteccionismo devido à postura da administração norte-americana, liderada por Donald Trump, contrária à globalização e a alguns tratados de comércio livre em vigor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ZÉ TUGA
    23 abr, 2017 Conchinchina 00:34
    É isso mesmo, protecionismo é para os incompetentes. Quem quiser disputar mercados que se organize, que se modernize, que seja produtivo, só assim se pode ser competitivo. ACORDEM E VÃO À LUTA. Chega de ficar à espera que outros nos protejam .

Destaques V+