24 mai, 2017 - 17:22
O pai e o irmão mais novo do bombista de Manchester, Salman Abedi, foram detidos em Trípoli, na Líbia, anunciou esta quarta-feira um responsável Rada, a equipa antiterrorista local.
Hashem Abedi, o irmão mais novo, foi detido por suspeita de ligações aos terroristas do autoproclamado Estado Islâmico.
O pai, Ramadan Abedi, foi detido esta quarta-feira à tarde junto à sua casa em Ayn Zara, nos subúrbios da capital líbia.
Uma testemunha contou à agência Reuters que o homem foi algemado por homens armados e levado numa viatura descaracterizada.
O pai do bombista de Manchester terá tido ligações a um grupo terrorista ligado à Al-Qaeda na Líbia. A informação está a ser avançada pela Associated Press, que cita uma antiga fonte da segurança líbia.
Ramadan Abedi, também conhecido como Abu Ismail, terá sido membro do Grupo Líbio dos Combatentes Islâmicos na década de 90 que, entre outras operações, tentou matar Muammar Khadafi.
O irmão do bombista de Manchester foi detido na terça-feira. Hashem Abedi, tem 20 anos, e também foi capturado na Líbia, por suspeita de ligações ao autoproclamado Estado Islâmico.
No Reino Unido, outras seis pessoas foram detidas, até agora, por alegadas ligações ao bombista Salam Abedi, que na noite de segunda-feira se fez explodir perto da entrada da Manchester Arena, depois de um concerto de Ariana Grande. O concerto atraiu milhares de pessoas, incluindo muitos jovens e até crianças, algumas das quais se contam entre as vítimas.
Vinte e dois mortos e 64 feridos, 20 dos quais em estado grave, é o mais recente balanço do atentado.
No seguimento do atentado, o Reino Unido reforçou a presença de forças de segurança nas ruas de Manchester, incluindo militares. O país encontra-se em alerta máximo.
[notícia actualizada às 21h08]