Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Eduardo dos Santos regressou hoje a Angola após tratamento médico

29 mai, 2017 - 21:00

Presidente angolano esteve 28 dias em Espanha. Ministro das Relações Exteriores disse que Eduardo dos Santos iria regressar quando ficasse melhor.

A+ / A-

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, de 74 anos, regressou hoje a Luanda, após uma ausência de 28 dias em Espanha, onde habitualmente recebe tratamento médico, período que ficou marcado pelas dúvidas sobre o seu estado de saúde.

De acordo com o relato da comunicação social pública, presente no aeroporto 4 de Fevereiro, em Luanda, José Eduardo dos Santos foi recebido ao final da tarde de hoje, para os habituais cumprimentos de boas vindas, pelo vice-Presidente da República, Manuel Vicente, pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e pelo juiz presidente do Tribunal Constitucional, Rui Ferreira, entre outras entidades do Governo.

O chefe de Estado angolano, no poder desde 1979, deslocou-se a 1 de Maio a Barcelona, Espanha, para uma visita privada, informou na altura a Casa Civil da Presidência da República, não tendo sido divulgada outra qualquer informação oficial desde então.

Na nota distribuída na altura à imprensa, a Casa Civil da Presidência da República referia que José Eduardo dos Santos havia interrompido a sua estadia naquele país, em Novembro de 2016, na sequência do falecimento, por doença, do seu irmão mais velho, Avelino dos Santos, ocorrida na África do Sul.

"Está em Espanha e quando ficar melhor vai regressar", disse hoje o ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti.

Esta foi a primeira vez que um membro do Governo angolano confirmou oficialmente que o chefe de Estado recebe habitualmente tratamento médico em Espanha, para onde viaja desde pelo menos 2013, regularmente, várias vezes por ano.

"Está tudo bem. Mas sabe, na vida, isso acontece com todos nós em algum momento, não nos sentirmos totalmente bem. Mas ele está bem", afirmou o chefe da diplomacia angolana.

Alguma imprensa em Portugal e Angola referiu insistentemente, nas últimas semanas, que José Eduardo dos Santos terá sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) já em Espanha e chegou a ser criada uma página na rede social Facebook dando conta da morte do Presidente angolano.

No entanto, Georges Chikoti não confirma qualquer problema de saúde grave com José Eduardo dos Santos: "Não, eu não confirmo [AVC]. Mas o presidente dos Santos faz regularmente as suas consultas e os seus tratamentos em Espanha, por isso é perfeitamente normal que ele esteja lá", disse o ministro angolano.

Antes desta viagem, José Eduardo dos Santos convocou, por decreto presidencial de 25 de abril, as eleições gerais em Angola para o dia 23 de agosto próximo, que servem para eleger, além dos deputados à Assembleia Nacional, também, por via indireta, o novo chefe de Estado, eleição à qual já não concorre, após quase 37 anos no poder.

Já a empresária Isabel dos Santos desmentiu a 13 de maio notícias sobre o agravamento do estado de saúde do pai, o Presidente angolano José Eduardo dos Santos.

A posição foi assumida em duas mensagens que a empresária e presidente do conselho de administração da petrolífera estatal angolana Sonangol colocou, como o faz habitualmente, na sua conta na rede social Instagram.

Numa destas mensagens, publicada, questiona "com que propósito continuar a insistir em divulgar notícias falsas sobre a saúde do #PRAngola", ilustrando-a com a imagem "Notícias Falsas".

O portal angolano Maka Angola, do jornalista Rafael Marques e visado na mensagem de Isabel dos Santos, escreveu que o estado de saúde do Presidente José Eduardo dos Santos "está a causar, atualmente, grande apreensão entre as figuras cimeiras do MPLA", partido que governa Angola desde 1975.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    30 mai, 2017 Santarém 23:07
    Está em forma , pode continuar a reinar!
  • Mario
    30 mai, 2017 Portugal 12:31
    Realmente tem razao no que diz caro Senhor.... O que a estupidez dos povos ainda nao perecebeu e que qualquer tipo de revolucao ou politica e so uma mudanca de poderes em nome do povo nada mais,,, O estupido do pove nao abriu ainda os olhos por mais de miles de anos e continua a servir sejam comunistas, fascistas, democratas, socialistas, ou realeza, e tudo uma forma de uns beneficiarem a conta de outros nada mais. quem esta no poder enriquece em pouco tempo a verdade nao e a trabalhar que se enriquece mas sim a roubar a enganar e com corrupcao disso nao tenho qualquer duvida. Enquanto houver povos estupidos isto nunca ira mudar....
  • otário cá da quinta
    29 mai, 2017 coimbra 21:46
    SALAZAR morreu com uns míseros contos de reis no banco e com o que os pais lhe deixaram! ISTO FAZ-ME PENSAR ! Creio que HÁ DINHEIRO MACHO E DINHEIRO FÊMEA ! Este sr. EDUARDO DOS SANTOS, ( também os HÁ POR CÁ ), que tomam o puder e em pouco tempo por arte mágica, conseguem colossais fortunas, fortunas que , deveria de haver alguém que investigasse a sua origem. Basta reparar como um filha dele consegue tamanha fortuna, claro, mas esta começou a vender OVOS, AINDA ANDAVA NA ESCOLA. Um IRMÃO DESTA SENHORA, ainda um destes dias "DEU " 500 mil euritos por um relógio num leilão! Se fosse eu, alguém viria me perguntar onde arranjei eu tal dinheiro e tenho quase oitenta anos ! mas claro, este rapazinho deve ter alguma árvore das patacas ! Mas tudo isto vem a prepósito de quê ? Eu andei na guerra do Ultramar, na GUINÉ e fomos corridos de lá por estes senhores, que até tiveram ajuda dos INGLESES e não só, porque NÓS ( SALAZAR E MARCELO CAETANO ) estávamos a explorar aquela gente, mas SALAZAR MORREU POBRE e MARCELO CAETANO TAMBEM NÃO MORREU RICO . Agora, este senhor José E.dos Santos, quando partir, não vai deixar a família sem dinheiro tal como por aqui alguns que já morreram e outros que ainda estão vivos e que tomaram o puder por aqui depois do 25 de Abril e de terem dado a independência ao ULTRAMAR, deixam bem gordinha as famílias, como ? gostava eu de saber...Renascença, publicam ?

Destaques V+