02 jun, 2017 - 13:59
Horas depois de o Presidente Donald Trump ter anunciado a retirada dos Estados Unidos da América do Acordo de Paris sobre as alterações climáticas, vários Estados começaram a demarcar-se da posição assumida pelo Presidente.
Os Estados da California, Nova Iorque e Washington foram os primeiros, anunciando a formação da Aliança Climática dos Estados Unidos e comprometendo-se a manter os objectivos de reduzir as emissões poluentes na ordem dos 26 ou 28%.
Entretanto outros sete Estados também anunciaram publicamente que vão manter os compromissos dos acordos, independentemente de o país abandonar o Acordo.
Os Estados do Colorado, Connecticut, Havai, Massachusetts, Oregon, Rhode Island e Virginia colocam-se assim em oposição a Trump.
Embora apenas um em cada cinco dos Estados americanos tenha tomado posição contra a saída do Acordo de Paris, deve-se ter em conta que os 10 Estados, em conjunto, representam 30% da população do país e 35,3% do PIB, sendo responsáveis por apenas 17,8% das emissões de dióxido de carbono, segundo dados do Governo americano.
Nove dos Estados envolvidos são governados por democratas. A única excepção é Massachusetts, cujo governador é republicano, apesar de o Estado ser tendencialmente democrata. O governador republicano do Estado é conhecido, porém, por ser muito moderado.