Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Detecção das ondas gravitacionais vence Prémio Princesa das Astúrias

14 jun, 2017 - 12:54

Três físicos e o Laboratório LIGO, onde 18 países colaboram, foram distinguidos com Prémio Princesa das Astúrias para a Investigação Científica.

A+ / A-

Veja também:


Os físicos Rainer Weiss, Kip Thorne, Barry Barish, conjuntamente o Laboratório LIGO, onde 18 países colaboram, foram distinguidos esta quarta-feira com o Prémio Princesa das Astúrias para a Investigação Científica e Técnica 2017.

O júri do prémio destacou os avanços conseguidos pela colaboração de todas estas entidades na detecção directa das ondas gravitacionais, ondulações do espaço-tempo, antecipadas há um século por Albert Einstein na sua Teoria da Relatividade Geral.

Dois minutos para ficar a saber o que são ondas gravitacionais
Dois minutos para ficar a saber o que são ondas gravitacionais

“Esta realização responde a um dos desafios mais importantes da física em toda a sua história”, acrescentam os jurados.

O prémio reconhece o talento individual e a obra colectiva de mais de mil investigadores de uma centena de instituições de 18 países.

Os físicos Rainer Weiss, Kip S. Thorne y Ronald Drever (falecido em Março passado) propuseram nos anos 1980 a construção do Observatório de Interferometria Laser de Ondas Gravitacionais (LIGO, em inglês) para a detecção das ondas gravitacionais – ondulações no tecido do espaço-tempo.

O observatório foi dirigido entre 1997 e 2006 pelo físico Barry C. Barish, que impulsionou a fundação em 1997 da colaboração científica LIGO.

Este é o sétimo galardão que a Fundação espanhola Princesa das Astúrias já anunciou este ano, depois de ter distinguido o artista sul-africano William Kentridge com o prémio das Artes, o grupo argentino de músicos e humoristas Les Luthiers com o da Comunicação e Humanidades, a Hispanic Society of America com o da Cooperação Internacional, a selecção de rugby da Nova Zelândia com o dos Desportos, a pensadora e investigadora britânica Karen Armstrong com o das Ciências Sociais e o poeta polaco Adam Zagajewski com o da Literatura.

Cada um dos prémios Princesa das Astúrias inclui uma escultura do pintor e escultor espanhol Joan Miró e 50 mil euros, entregues numa cerimónia presidida pelo rei de Espanha, Felipe VI, que terá lugar em Outubro no teatro Campoamor, em Oviedo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+