Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Trump condena "muito mau comportamento" da Coreia do Norte e promete uma resposta

06 jul, 2017 - 11:52

Presidente norte-americano pediu às nações aliadas que unam não só para combater o terrorismo jihadista, mas também a ameaça da Coreia do Norte.

A+ / A-
Trump pede consequências para "muito mau comportamento" da Coreia do Norte
Trump pede consequências para "muito mau comportamento" da Coreia do Norte

Veja também:


O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu, esta quinta-feira, em Varsóvia, Polónia, que haverá "consequências" por causa da conduta "má" e "perigosa" da Coreia do Norte, afirmando que "deverá fazer algo a esse respeito".

Em Varsóvia, numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente polaco, Andrzej Duda, Trump disse que não quer que a Coreia do Norte se transforme numa nova Síria e pediu às nações aliadas que unam não só para combater o terrorismo jihadista, mas também a ameaça da Coreia do Norte.

"É um tempo crítico para o mundo, vemos o que está a acontecer. Não só temos de proteger as nossas nações da ameaça terrorista, como também temos de enfrentar a ameaça da Coreia do Norte. É isso que é: uma ameaça e vamos enfrentá-la em força. O Presidente Duda e eu pedimos a todas as nações que enfrentem esta ameaça global e demonstrem publicamente à Coreia do Norte que há consequências para o seu muito, muito mau comportamento", disse Trump.

A Coreia do Norte anunciou, esta terça-feira, que lançou com sucesso e pela primeira vez um míssil intercontinental sobre o mar do Japão. A notícia foi dada na televisão pública.
Trump pede consequências para "muito mau comportamento" da Coreia do Norte
Trump pede consequências para "muito mau comportamento" da Coreia do Norte

Trump acrescentou que o Governo americano está a analisar várias respostas "severas" à atitude de Pyongyang, mas não quis entrar em detalhes, quando questionado sobre uma possível reacção militar dos EUA contra a Coreia do Norte.

"No que diz respeito à Coreia do Norte, não sei, vamos ver o que acontece. Não gosto de falar sobre o que tenho planeado, mas há algumas coisas duras em que temos pensado, o que não significa que iremos fazer. Eu não traço linhas vermelhas", disse, que classificou como o "grande erro" de seu antecessor. Segundo Trump, Barack Obama traçou uma "linha vermelha" nas armas químicas na Síria e não agiu quando ficou provado o seu uso por parte do regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad.

Trump garantiu, no entanto, que os EUA vão "fazer algo" frente a um comportamento que classificou de "vergonhoso". A respeito da Síria, o Presidente americano acrescentou que nenhum país que defenda a humanidade pode permitir ataques químicos.

Trump afirmou ainda que seu país está "comprometido" com a defesa do centro e do leste da Europa, criticando a actividade "desestabilizadora" da Rússia no continente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    14 ago, 2018 01:15
    Caro comentador JMC, onde é que o comentador Miguel Botelho disse bem do Putin?
  • maltez
    06 jul, 2017 andorra 19:25
    Ó rapaz, vê lá com quem te metes ! Creio que te falta um parafuso, mas pelos vistos ao rapaz da Coreia do Norte parece que lhe faltam uma dúzia ! Mas se queres merda, faz esse serviço com ele e deixa os outros em paz! Anda tudo doido, ou então fartos de viver! É demais, o Mundo nas mãos de gente completamente doida, sádicos , porra.
  • JMC
    06 jul, 2017 USA 18:48
    Sendo estrangeiro e cidadão americano, eu concordo que Trump foi uma escolha terrível para ser presidente dos EUA. Não votei nele. O problema é que aos olhos do Sr. Botelho e seus camaradas, o Vladimir Putin nunca fez nada mal; é o príncipe encantado. Veremos o que vai acontecer.
  • Miguel Botelho
    06 jul, 2017 Lisboa 14:38
    E qual o comportamento dos EUA no Mundo? Pagar a terroristas para fazer a guerra na Síria, através de Israel, será bom comportamento? Este Trump é uma verdadeira trampa.
  • IFernando
    06 jul, 2017 Porto 14:24
    Estranho as outras nações assobiarem para o lado, quando anda um louco a brincar aos mísseis. Em breve podem chegar os mísseis à Europa! Não esquecer que o povo Coreano é muito inteligente. E se fazem bem os Samsung e Kia, provavelmente farão igualmente bem mísseis. A inteligência pode ser usada para fazer o bem ou fazer o mal.
  • Joao Sem Paciencia
    06 jul, 2017 Lx 14:03
    Isto vai dar Trampa.....
  • Matias
    06 jul, 2017 UK 13:59
    "a Coreia do Norte se transforme numa nova Síria" - hahahaha - "nações aliadas" - hahahahaha - pois agora temos nações aliadas principalmente as que teem Trump towers/negocios

Destaques V+