Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Lula da Silva condenado a nove anos e meio de prisão

12 jul, 2017 - 18:11

Antigo Presidente do Brasil considerado culpado dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Decisão ainda terá de ser confirmada em segunda instância.

A+ / A-
Lula da Silva condenado a nove anos e meio de prisão
Lula da Silva condenado a nove anos e meio de prisão

O antigo Presidente do Brasil Lula da Silva foi condenado esta quarta-feira a nove anos e meio de prisão.

Lula da Silva, de 71 anos, foi considerado culpado dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

O ex-líder do Partido dos Trabalhadores (PT) ainda pode recorrer e só será preso quando a pena for ratificada pelo tribunal de segunda instância.

O juiz da operação "Lava Jato", Sérgio Moro, considera que o ex-líder do Partido dos Trabalhadores (PT) recebeu subornos no valor de 3,7 milhões de reais (cerca de um milhão de euros) da construtora OAS.

Em causa está um apartamento triplex na zona do Guarujá, no estado de São Paulo, que terá servido como pagamento da construtora a Lula da Silva.

Para o tribunal, o verdadeiro proprietário é Lula da Silva, uma versão que foi admitida pelo ex-presidente da construtora OAS, Léo Pinheiro. "O apartamento era do Presidente", confessou.

Esta é a primeira condenação do antigo Presidente do Brasil no âmbito da operação "Lava Jato".

Lula da Silva também é acusado de receber um terreno da construtora Odebrecht como forma de suborno para, em troca, favorecer os interesses da empresa perante o Governo brasileiro.

O ex-Presidente sempre negou todas as acusações contra si e declarou, em diversas oportunidades, que é vítima de perseguição de membros da operação Lava Jato e do aparelho judicial brasileiro.

A notícia da condenação é conhecida um dia depois de o Ministério Público ter pedido o arquivamento de uma investigação criminal contra Lula da Silva por suspeita de obstrução das investigações da "Lava Jato".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    05 abr, 2018 19:37
    A foto que a Rádio Renascença colocou mostra o verdadeiro lixo de que são feitos. Uma rádio controlada pela Igreja Católica e pela direita portuguesa, que mantém o seu espírito colonialista. Escumalha é o que são.
  • Vasco
    13 jul, 2017 Santarém 12:10
    Especialidade do dia: Lula na grelha!
  • Para refletir...
    12 jul, 2017 Almada 21:02
    Lula foi eleito, repito eleito, e deve ter feito bem mais de bom pelo Brasil do que aquilo que dizem agora ter feito de mal. Depois como foi dito num artigo, pode haver uma diferença grande entre aquilo que a justiça diz e a verdade. Podem ver aqui: http://rr.sapo.pt/noticia/79004/pode_a_justica_acabar_a_julgar_se_a_si_propria_na_operacao_marques Vejam esta frase assustadora: "O jurista começa por explicar que a não existência de prova no julgamento 'não quer dizer que as coisas não se passaram', tal como, se se fizer prova, 'não quer dizer que elas se tenham passado'". Assim eu tiro esta conclusão, se um tribunal condenar alguém, isso não quer dizer que ele seja culpado, poderá ter tido azar. Mas o poder eleito é o grande culpado, pois deu poder à justiça para fazer o que entender. Se ainda não perceberam, a justiça tem sempre razão. Acordem!
  • Joao
    12 jul, 2017 Corroios 20:59
    A culpa foi do Passos Coelho...está visto! até admira os comunistas estarem tão caladinhos?

Destaques V+