Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Tony Blair não pode ser responsabilizado “crime de agressão” no Iraque

31 jul, 2017 - 11:08

Antigo primeiro-ministro britânico foi acusado do “crime de agressão” por um ex-general iraquiano por causa da invasão do Iraque em 2003, mas o Supremo inglês diz que a queixa não pode ter seguimento.

A+ / A-

O Supremo Tribunal de Justiça britânico bloqueou uma tentativa de responsabilizar Tony Blair pela invasão e consequente guerra do Iraque.

Abdul Wahed Shannan Al Rabbat, antigo general iraquiano, acusou o ex-primeiro-ministro britânico de ter cometido um “crime de agressão” ao invadir o Iraque em 2003. Mas não existe “crime de agressão” nas legislações inglesa ou de Gales, pelo que o Supremo Tribunal decidiu não dar seguimento à queixa.

Além de Blair, o ex-general queria processar o antigo ministro dos Negócios Estrangeiro Jack Straw e o procurador geral Lord Goldsmith.

Os juízes do Tribunal de Westminster já tinham indeferido a pretensão de Al Rabbat no ano passado, decisão agora confirmada pelo Supremo.

Tony Blair pode não ser acusado do “crime de agressão”, mas nas várias entrevistas em que já falou sobre a guerra no Iraque já admitiu erros e até que terá sido essa invasão que levou ao nascimento do Estado Islâmico.

No ano passado, foi divulgado um relatório sobre a participação britânica na invasão do Iraque com duras críticas ao Governo de Tony Blair e ao próprio ex-primeiro-ministro.

O chamado “relatório Chilcot” (que deve o seu nome ao seu autor, John Chilcot) confirma que as informações que indiciavam a existência de armas de destruição maciça no Iraque eram falsas e acusa o Governo de ter optado pela solução militar antes de esgotar todas as outras vias de resolução do conflito.

Considera ainda que Saddam Hussein não apresentava qualquer ameaça à paz naquela altura.

A invasão do Iraque contou, em 2003, com o apoio político dos governos de Portugal, liderado por Durão Barroso, e de Espanha, chefiado por José Maria Aznar. A guerra foi liderada pelos Estados Unidos, que tinham então na Presidência George W. Bush.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • SANCA Mendonça
    03 ago, 2017 BISSAU GUINE-BISSAU 18:09
    Na realidade as potências ocidentais são responsaveis pela insegunça mundial, e do surgimento de varias seitas armadas no mundo. Será que a Gran Bretanha aceitaria a culpa?
  • Luis
    31 jul, 2017 Lisboa 17:49
    O nosso cherne já naquela altura parecia um presunto de Chaves.
  • FR
    31 jul, 2017 Portugal 13:45
    Eu nunca percebi porque dizem que ser um grande banqueiro ou estar atrás de uma grande empresa é uma grande responsabilidade. Tretas. É muito raro alguém no topo de uma pirâmide hierárquica ir parar alguma vez à prisão ou pagar pelo que fez mal. Tipo um político pode tomar uma decisão péssima para milhões e levar uma palmadinha nas costas, mas um pobre se rouba pão tá tramado.
  • Maria Santos
    31 jul, 2017 Almada 13:39
    Não pode?! E os que estão com ele na fotografaria? Já foram ou estão a ser julgados pelo TRIB. Inter. dos Direitos Humanos pessoas que contribuíram menos para a carnificina que tem acontecido no Iraque, Síria, Afeganistão, ... Provocaram um desastre humanitário:(
  • Trocaopasso..!!
    31 jul, 2017 Aveiro 13:22
    Todos estes bandidos deviam levar a perpetua pelos crimes humanitarios que cometeram com a invasao..!! Condenam os animais americanos a invasao e anexacao da Crimea pelos Russos,e as atrocidades cometidas pelos americanos depois de terem levado pau no 11/09/2001..??? Nao ha justica porque is cobardes europeus teem medo dos irmaos Cowboys ..!! O Kim tem tomates,vai mandar polvora para os calar,e nao tem medo ..!!
  • nortada41
    31 jul, 2017 porto 13:13
    Bela apresentaçao da corja assassina , com a enormidade que fizeram onde fica a responsabilidade por milhoes de mortos sem terem qualquer razao para isso . para que é o TRIBUNAL DE HAIA ?? é só para os inimigos dos estados unidos ??
  • Alberto
    31 jul, 2017 Porto 12:51
    Num mundo verdadeiramente justo, estes quatro patifes, seriam julgados no Tribunal Penal Internacional como criminosos de guerra! Os verdadeiros motivos para o inicio da guerra ainda não foram devidamente escrutinados! Na foto parecem quatro amigos a caminho de uma festa e não o anunciar de uma invasão que já provocou muitos milhares de mortos e cujas consequências continuam e continuarão a fazer sentir-se.
  • Jaime Menezes
    31 jul, 2017 Paço de Arcos 12:19
    O quê, o Blair não teve culpa, nem o W Bush, nem o Aznar???? Que nojo!!!Todos eles, acolitados pelo primeiro ministro de Portugal, de libré e bandeja na mão, desencadearam uma guerra, sem o beneplácito da ONU de consequências catastróficas para os iraquianos, para a região e para a paz no mundo. Já se esqueceram das inventadas armas de destruição maciça que nunca existiram? Quem beneficiou deste conflito armado, senão o complexo militar industrial do «mundo livre»? O Iraque era um país laico, o que é hoje? Uma salada de fundamentalistas com a perseguição daqueles que não são. Isto foi, segundo o dominante status quo, o início da primavera árabe, transformada numa sinistra sociedade sem rei nem roque. Haja pelo menos vergonha.
  • duarte nuno
    31 jul, 2017 torres novas 12:19
    Blair, Bush, Aznar e Barroso deviam ser acusados de crimes de guerra, mas na democracia que temos só alguns são julgados por estes crimes.

Destaques V+