Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

"Tweet" de Obama sobre racismo bate recordes de "likes"

16 ago, 2017 - 11:41

Antigo Presidente norte-americano respondeu à marcha da extrema-direita com um conjunto de citações de Nelson Mandela. O "tweet" já tem mais de três milhões de "likes".

A+ / A-

A mensagem publicada por Barack Obama na sequência dos protestos da extrema-direita em Charlottesville, no estado da Virgínia, tornou-se na publicação da rede social Twitter com mais "likes" de sempre.

No "tweet", publicada no sábado, condena o discurso de ódio através de uma citação de Nelson Mandela, um dos grandes ídolos políticos do antigo Presidente norte-americano. “Ninguém nasce a odiar uma pessoa por causa da sua cor, o seu passado ou a sua religião…”, pode ler-se no "tweet", que é acompanhado de uma foto de Obama com quatro crianças.

Na manhã desta quarta-feira, a mensagem publicada na conta @BarackObama reunia já três milhões de gostos, superando assim a marca atingida pela publicação da Ariana Grande na sequência dos atentados de Manchester.

Em declarações ao site Mashable, um responsável pela comunicação da empresa Twitter confirmava o recorde de Obama como sendo a mensagem que mais gostos tinha conseguido na história da rede social.

O "tweet" de Obama é também já a quarta mensagem mais "retweetada" (partilhada) na mesma rede social, revela o site Favstar, um portal para monitorizar métricas do Twitter.

Obama deixou ainda mais dois "tweets" com a citação completa de Madiba, retirada da autobiografia de Mandela, “Longa Caminhada para a Liberdade”.

A cidade de Charlottesville foi palco de momentos de grande tensão depois da extrema-direita norte-americana ter convocado uma manifestação para essa cidade. Como resposta, foi também marcada uma contra-manifestação. O protesto foi convocado depois de se ter decidido retirar a estátua do general Robert E. Lee, defensor da escravatura, de um dos parques de Charlottesville

Durante os confrontos que marcaram o fim-de-semana entre as duas manifestações, uma pessoa morreu e 19 ficaram feridas depois James Fields ter cometido um atentado ao atropelar os manifestantes.

De acordo com os relatos de colegas, o autor do ataque confessara ser simpatizante da ideologia nazi e, numa viagem de estudo ao campo de concentração de Dachau, na Alemanha, terá mesmo dito que tinha sido ali que “a magia aconteceu”.

Na sequência do ataque, Donald Trump veio a público condenar os movimentos extremistas, apesar de distribuir culpas “pelos dois lados”.

Trump condena "Ku Klux Klan, neonazis e supremacistas brancos"
Trump condena "Ku Klux Klan, neonazis e supremacistas brancos"
Governador de Virginia aos nazis: "não há lugar para vocês aqui”
Governador de Virginia aos nazis: "não há lugar para vocês aqui”
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario
    17 ago, 2017 Portugal 13:18
    Engana-se pois muitas vezes o amor leva ao ódio e vice versa. Tudo o que diz e utopia. Pois se criar um lobo e um cordeiro de pequeninos sempre juntos isso nao quer dizer que quando crescerem caso o lobo tenha fome nao coma o cordeiro. Pouco se sabe sobre a natureza e como ela funciona. No final tudo esta codificado nos genes e pouco se sabe sobre isso....
  • BB
    16 ago, 2017 Lisboa 21:12
    Obama devia ter-se lembrado disso quando apoiou os supremacistas negros da Black Lives Matter. Os democratas, que fundaram o KKK, sao um partido cheio de hipocritas que deixaram os negros Americanos na miseria e que incitam ao racism e ao odio. Black Lives matter e Antifa sao movimentos terroristas que Obama nunca condenou.
  • Joe
    16 ago, 2017 Usa 14:06
    He is absolutely right with his tweets. But talk is cheap. Coming from one of the biggest racist president the USA has ever had.he nobody in the history has devided the country like this idiot. He got a free pass from the media. That's why we are in the mess were in.
  • António Guerreiro Co
    16 ago, 2017 Casal Novo Caneças - Odivelas 13:56
    Naturalmente que tanto Mandela como Obama têm razão. Independentemente da sua cor, todos os Homens têm lugar no Mundo. Porque o Mundo é de todos e para todos.

Destaques V+