30 ago, 2017 - 01:09
Por causa dos efeitos do furacão “Harvey”, foi decretado o recolher obrigatório na cidade de Houston e há uma fábrica de químicos que corre o risco de explodir no sul do Texas.
Todos os moradores num raio de 2,4 quilómetros da indústria química Arkema, situada na cidade de Crosby, receberam ordem para sair de casa.
De acordo com as autoridades, trata-se de uma “medida de precaução”, uma vez que existe o risco de explosão devido aos estragos provocados pelo “Harvey”.
Horas antes, a administração da Arkema já tinha referido que a situação na fábrica “era grave” e que tinha retirado todos os trabalhadores das instalações.
Também no estado do Texas, a polícia decretou o recolher obrigatório na zona de Houston, entre as 22h00 e as 05h00 da manhã.
O objectivo do recolher obrigatório é evitar assaltos e incidentes numa cidade com muitas zonas inundadas.
De acordo com o presidente da Câmara de Houston, Sylvester Turner, a medida de excepção vai ficar em vigor o tempo que for preciso.
Turner também anunciou um reforço de segurança com polícias destacados de outras regiões para a quarta maior cidade dos Estados Unidos, com 4,5 milhões de habitantes.
O chefe da polícia de Houston, Art Acevedo, explicou depois que o recolher foi decretado depois de terem sido registados problemas com armas e "assaltos à mão armada".
O presidente da Câmara adiantou que o Centro de Convenções de Houston está a acolher 10 mil desalojados e mais pessoas serão recebidas noutro grande pavilhão desportivo da cidade.
O furacão "Harvey", que entretanto passou a tempestade, provocou pelo menos 16 mortos, três mil pessoas tiveram que ser resgatadas e 30 mil ficaram desalojadas.