Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Governo de Madrid tenta travar referendo na Catalunha

07 set, 2017 - 15:53

Consulta popular sobre independência da região viola as "regras democráticas", afirma o presidente do Governo.

A+ / A-
Catalunha aprova referendo à independência
Catalunha aprova referendo à independência

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, diz que não vai haver referendo nenhum sobre independência na Catalunha.

Mariano Rajoy pediu esta quinta-feira ao Tribunal Constitucional para analisar o diploma e pediu a nulidade da lei que marca o referendo.

Depois de reunir o Governo, Rajoy foi muito crítico para com o parlamento da Catalunha.

“Passaram por cima de tudo o que constitui um sistema de equilíbrio e de garantias democráticas. Em Espanha pode-se ser independentista, defender a ruptura da soberania nacional ou propor outra iniciativa política. São aspirações que têm suporte nas nossas leis, para sua manifestação e defesa. O que não se pode fazer e não se fará, pelos menos enquanto eu for presidente do Governo, é passar por cima das nossas regras democráticas para consegui-lo”, declarou o primeiro-ministro.

O parlamento catalão aprovou, na quarta-feira, a lei do referendo que está marcado para 1 de Outubro sobre a independência da região.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • P. R.
    07 set, 2017 Olivença 16:43
    Qualquer português que não esteja ao lado dos catalães é um hipócrita. Hoje, podíamos ser nós no lugar da Catalunha e não estaríamos aqui a escrever em português!

Destaques V+