Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Catalunha. Operação policial altera as “condições do jogo”, mas referendo avança

21 set, 2017 - 10:21

Mariano Rajoy justificou a acção da polícia com a aplicação das leis e o Estado de direito.

A+ / A-

Mantém-se o baço de ferro entre Madrid e a Catalunha. O vice-presidente do governo autónomo reconheceu que o Estado “alterou as condições do jogo”, mas que ainda assim, o referendo vai avançar no dia 1 de Outubro.

O vice-presidente do governo Catalão (Generalitat), Oriol Junqueras, acusou Madrid de actuar com uma "atitude totalitária" e assegurou que irá manter os preparativos do referendo de autodeterminação.

Esta garantia foi deixada pelo número dois de Carles Puigdemont à TV3, esta quinta-feira, depois de uma noite tensa em Barcelona, com milhares de pessoas nas ruas em defesa do referendo pró-independência da Catalunha e em protesto contra a detenção de, pelo menos, 14 pessoas alegadamente envolvidas na preparação do processo da consulta popular.

Os agentes da Guardia Civil que estavam desde a manhã de quarta-feira na sede do Departamento da Economia, em Barcelona, só conseguiram abandonar esta quinta-feira o local, que estava cercado por milhares de pessoas em defesa do referendo à independência da Catalunha.

A saída dos elementos foi recebida com gritos de protesto pelos manifestantes, que se sentaram no chão para impedir a operação. Os Mossos começaram a retirá-los, arrastando-os pelos braços e pés.

Operação contra o referendo

A operação da polícia incluiu a revista de uma série de edifícios do Governo regional, a detenção de 14 pessoas e a apreensão de cerca de 10 milhões de boletins de voto, destinados ao referendo marcado para 1 de Outubro, convocado pelo Generalitat e suspendido pelo Tribunal Constitucional espanhol.

O chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, justificou a acção da polícia com a aplicação das leis e o Estado de direito.

Quando foi divulgada esta actuação, várias organizações independentistas convocaram os seus apoiantes para a sede do Departamento de Economia, onde chegaram a estar concentradas 40 mil pessoas.

O Tribunal Constitucional espanhol suspendeu no início do mês, como medida cautelar, todas as leis regionais aprovadas pelo Parlamento e pelo Governo da Catalunha que davam cobertura legal ao referendo de autodeterminação convocado para 1 de Outubro próximo.

Detenção de dirigentes catalães é resposta "proporcional" de Madrid, diz Rajoy
Detenção de dirigentes catalães é resposta "proporcional" de Madrid, diz Rajoy
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Blink
    21 set, 2017 Madrid 14:18
    "Presos Politicos em Espanha"!!!??? "O Sim ganharia"!!!??? Que estranho! Os comentarios abaixo, devem pertencer a senhores de esquerda que comentam apneas a informaçäo que passa nos jornais, sem conhecimento de causa! O que se passou, e se passa, na Catalunha, neste momento, é uma tentaiva de golpe de estado pepertrada por partidos radicais que nem foram eleitos para representar o povo catalao! Apenas estäo no poder (ou estavam) porque reuniram-se para obter uma maioria no parlamento. Desde quando é que, numa regiao autonoma 12 senhores decidam que uma regiao de cerca de 5 milhoes de pessoas vai avançar com um processo para ser independente!!!? Foram propostos dialogos, transferencias de poderes, inumeros dialogos aos quais nunca compareceram O Sr. Puigemont e a corja da CUP. Chamar a desobediencia aos ignorantes independentistas para fazer deles martires numa mentira sem fim, fazer comunicados repletos de falsidades é que é democratico? E manipular Serviços de informaçäo, de educaçao e outras entidades a favor da mentira da independencia é que é democratico!!?? Aos comentarios anteriores, resta-me dizer que a vossa analise é muito imatura, irrefletida e de desconhecimento total.
  • Luis
    21 set, 2017 PdeM 12:50
    Não entendo esta intransigência do governo espanhol. 1º é apenas um referendo e 2º ao proibir o ref ainda estão a por mais gasolina no fogo. deixem fazer o referendo mas digam-lhe abertamente o que os espera em caso de independência (saída de UE, saida de empresas, aumento do desemprego, etc.) e depois que escolham!
  • CAMINHANTE
    21 set, 2017 LISBOA 11:58
    A partir de ontem há presos políticos na Espanha dita democrática. Um país da União europeia. Inédito. A máscara da legalidade óbviamente que é pífia , pois legalidade não é sinónimo de democracia ou legitimidade - tal como noutro países totalitários, como a Venezuela, a Lei pode estar concebida para limitar a expressão democrática. Os povos têm o direito à expressão de auto-determinação. Se o processo tivesse sido conduzido de outra forma, se o referendo tivesse sido executado pelo Governo Central, após campanha eleitoral de esclarecimento, pacífica, bem estruturada, estou convencido que o "não" ganhava. Agora duvido do que se vai passar. O Poder, em Madrid, preferiu a confrontação. Neste momento este Poder está em prática anti-democrática. Triste - há presos políticos em Espanha.
  • Tiago Soares Pinto
    21 set, 2017 Porto 11:15
    A Catalunha Livre e Independente! Independência! Olá, República da Catalunha! Se o Sim ganhar, fico muito feliz! A festa do Sim tem de ser muito grande! Até ao dia 4 de outubro a Catalunha tem de fazer a declaração unilateral de independência! O Sim ganha com mais de 59,5% de acordo com 2 sondagens de setembro de 2017. Mais de 50,5% querem votar no referendo. http://www.electograph.com/2017/09/cataluna-referendum-1-o-sondeo.html?m=1 Sondagem realizada para o site eldiario.es: 59,9% de participação no referendo e vitória do Sim com 59,5% contra o Não com 30,7%. O Sim impõe-se em todas as faixas etárias: Dos 18 aos 30 anos: 65%. Dos 31 aos 44 anos: 63%. Dos 45 aos 64 anos: 58%. Maiores de 65 anos: 56%. A opção independentista não para de crescer na Catalunha, em comparação com sondagens anteriores. Os dados completos desta sondagem estão aqui: http://m.eldiario.es/politica/catalanes-encuesta-referendum_0_687681559.html Dia 01/10: "Quer que a Catalunha seja um estado independente em forma de república?" Sim, a Catalunha Livre e Independente! Olá, República da Catalunha!

Destaques V+