Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Presidente da Catalunha abre caminho à declaração unilateral de independência

01 out, 2017 - 21:48

Carles Puidgemont defende que a causa catalã já não é só um assunto interno; é também um assunto europeu.

A+ / A-

Carles Puidgemont enviou este domingo uma mensagem aos catalães e agradeceu o apoio de todos os que se interessam pela independência da região.

O Presidente do Governo catalão dá por certa a vitória e anuncia que vai dar seguimento aos resultados do referendo, para que se implemente a decisão do povo catalão.

“Neste dia de esperança e sofrimento, os cidadãos da Catalunha ganharam o direito a um Estado independente sob a forma de República”, disse Carles Puidgemont numa mensagem gravada onde aparece rodeado pelos membros do Governo.

“Nos próximos dias, o meu Governo vai enviar os resultados da votação para o Parlamento catalão, onde reside a soberania do nosso povo, para que o Parlamento possa agir em concordância com a lei do referendo”, acrescentou.

A lei do referendo prevê a declaração unilateral de independência pelo parlamento regional da Catalunha, caso a maioria vote a favor de uma saída de Espanha, independentemente do número de pessoas que tenham votado.

Resultados preliminares apontam para uma vitória esmagadora do “sim”, depois da realização de um referendo rejeitado pelo Tribunal Constitucional e considerado ilegal pelo Governo central.

Carles Puidgemont falou depois de o primeiro-ministro ter feito uma avaliação do dia, numa conferência de imprensa ao final da tarde.

Os confrontos entre a polícia e os eleitores provocaram mais de 800 feridos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • O seu a seu dono!
    02 out, 2017 Olivença 23:43
    Força catalães! Não vos deixeis tomar como povo mesquinho e imbecil ás mãos dos imperialistas de Madrid!
  • Petervlg
    02 out, 2017 Trofa 09:42
    Este gajo, deve ter umas palas a proteger os olhos.
  • Marco
    02 out, 2017 Figueres 09:32
    Concordo que a Catalunha não tem nada de Espanha mas não concordo da maneira como o governo catalão força as eleições que pelo que vi nada tem de apartidária. No dia anterior às eleições falou-se em quase empate para depois ver a confusão que foi e acaba-se com o governo a declarar 90%. Este pseudo referendo nada teve de imparcial. Se querem a independencia façam como deve ser. Agora vamos ver quem e que países reconhecem Catalunha como um país; esta vai ser concerteza a questão fundamental
  • Elsa
    02 out, 2017 Braga 07:24
    Não se esperava outro resultado. Nem que a ONU tenha de intervir, mas neste momento a Catalunha caminha para a independência. Poderão ter de realizar outro referendo para validar este, pois existiu muita interferência, mas a independência nunca estará em causa. Aliás, quem conhece a Catalunha sabe que nunca foi espanhola, esteve sim ocupada durante muitos anos, mas neste momento iremos conquistar a nossa liberdade.
  • adolfo
    02 out, 2017 outil 07:11
    Este gajo já devia ter levado caminho.
  • Fausto
    02 out, 2017 Lisboa 00:51
    O tipo declarou...independência de Espanha...não acho que vá haver guerra...
  • iFernando
    01 out, 2017 Porto 23:24
    O início da guerra civil.

Destaques V+