Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Independência da Catalunha poderá ser declarada na segunda-feira

04 out, 2017 - 12:42

Partidos independentistas forçaram uma votação no parlamento regional, onde detêm a maioria. Ontem, o rei de Espanha acusou as autoridades catalãs de "conduta irresponsável".

A+ / A-

Os partidos pró-independência (Junts pel Si e CUP), que controlam o parlamento regional, pediram o agendamento de um debate e consequente votação sobre a matéria para segunda-feira, revelou, esta quarta-feira, uma fonte do governo catalão, citada pela agência Reuters.

A declaração deverá acontecer a seguir, não sendo certo ainda o momento em concreto.

Numa entrevista à BBC, divulgada na terça-feira à noite, o líder do governo catalão, Carles Puigdemont, anunciou que iria pedir ao parlamento que declarasse a independência da região assim que estivessem contados todos os votos do referendo de domingo, considerado ilegal pelo Tribunal Constitucional espanhol.

“Este processo termina assim que tivermos todos os votos, no final da semana, pelo que deveremos agir sobre o resultado durante o fim-de-semana ou no início da próxima semana”, afirmou.

A entrevista à BBC foi gravada antes da mensagem do rei de Espanha, divulgada também na terça-feira à noite e em que Felipe VI criticou duramente as autoridades da região autónoma da Catalunha.

Em directo do palácio de Zarzuela, o rei acusou os independentistas de criarem uma “sociedade fracturada”, na qual “as autoridades menosprezaram os afectos e os sentimentos de solidariedade que unem o conjunto dos espanhóis”.

“Com a sua conduta irresponsável podem, inclusivamente, pôr em risco a estabilidade económica e social da Catalunha e de toda a Espanha”, avisou.

Os últimos acontecimentos em Espanha criaram uma crise constitucional no país e abalou o mercado financeiros da quarta maior economia da Zona Euro, fazendo aumentar muito os juros dos empréstimos a Madrid.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Azevedo
    04 out, 2017 Santo Tirso 15:11
    Está tudo cheio de lume na cabeça ,qual independencia qual caramuça! Agora é que vão ser elas ! Não Vai ser facil a luta de Elias contra o Golias, os que tudo qurem quem são os que mais perdem .! é pena que pelo meio haja ninguem a deitar água na fervuta só politiquice , e que vai acabar por não benificiar ninguem

Destaques V+