16 out, 2017 - 12:54
A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, inserida na missão Frontex, resgatou, no sábado, 52 pessoas que seguiam numa embarcação de borracha no mar Egeu (Grécia), designadamente 20 crianças, 10 mulheres e 22 homens.
O resgate ocorreu durante uma ação de patrulhamento marítimo, quando os militares detectaram, no mar Egeu, uma embarcação de borracha à deriva e a naufragar, repleta de migrantes. Das 52 pessoas, 29 são provenientes Iraque e 23 da Síria.
Uma nota da GNR descreve uma rápida intervenção, pois os militares "encontraram dezenas de pessoas a boiar no mar, correndo o perigo de afogamento".
Os migrantes foram resgatados para a embarcação portuguesa em segurança e encaminhados para as autoridades gregas.
O principal objectivo da operação Frontex, de controlo das fronteiras marítimas da União Europeia, é prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo para a salvaguarda de vidas humanas no mar, através de missões de busca e salvamento.
O último balanço da Organização Internacional para as Migrações (OIM) revela que este ano já chegaram à Europa mais de 142 mil migrantes, por mar, e 2.775 pessoas estão dadas como mortas ou desaparecidas.