Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Puigdemont aceita "desafio democrático" de eleições e recusa pedir asilo político

31 out, 2017 - 12:07

Presidente destituído do governo catalão garantiu ainda que voltará à Catalunha assim que tiver garantias.

A+ / A-
Puigdemont aceita "desafio democrático" de eleições e recusa pedir asilo político
Puigdemont aceita "desafio democrático" de eleições e recusa pedir asilo político

O presidente destituído da Catalunha aceita as eleições marcadas pelo Governo de Madrid para 21 de Dezembro. Em conferência de imprensa, em Bruxelas, Carles Puigdemont garante que não fugiu à justiça e que não procura asilo político.

"Podíamos ter optado por forçar os funcionários que nos são fieis a iniciar uma disputa pela hegemonia. Contudo, preferimos garantir que não haverá confrontação, que não haverá violência. A república de todos não pode ser construída num clima de violência. Se o estado espanhol pretende basear o seu projecto na violência, essa será a sua decisão. Mas não pode arrastar o movimento soberanista para um cenário que - independentemente de todas as diferentes visões - foi rejeitado de forma consistente por considerar que tudo deveria ser feito de forma democrática", defendeu Puigdemont em Bruxelas.

Perante uma sala cheia de jornalistas, Puigdemont revelou ainda que voltará à Catalunha assim que tiver garantias e que parte do governo catalão ficará na região, dando continuidade às actividades políticas.

“Parte do executivo deslocou-se a Bruxelas para tornar evidente o problema catalão no coração da Europa. Outra parte continuará na Catalunha, realizando a actividade política como membros legítimos”, afirmou Puigdemont falou em três línguas: catalão, espanhol e francês.

"Não estou aqui para pedir asilo político. Isto não é uma questão belga. Estou em Bruxelas porque é a capital da Europa. Não é uma questão interna da política belga. Não há qualquer relação. Estou aqui para agir com liberdade e segurança", justificou Puigdemont.

“Apoiaremos as diferentes iniciativas para evitar a aplicação do artigo 155º", informou ainda o presidente demitido da Catalunha, que anunciou ainda que tomará "as eleições como um repto democrático". "Os reptos democráticos não nos metem medo”, sublinhou.

A conferência de imprensa estava marcada para as 11h30 (hora de Lisboa) mas começou com mais de 20 minutos de atraso.

A declaração aconteceu na mesma altura em que o Tribunal Constitucional de Espanha suspendeu a declaração de independência feita pelo parlamento regional da Catalunha.

De acordo com as notícias avançadas pela imprensa espanhola, a suspensão da declaração de independência foi solicitada pelo Governo espanhol, que considera haver uma violação das resoluções anteriores do próprio Tribunal Constitucional, gerando " uma situação de perturbação extremamente grave da ordem constitucional".

Como é que a Catalunha chegou até aqui?
Como é que a Catalunha chegou até aqui?
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VICTOR MARQUES
    31 out, 2017 Matosinhos 18:25
    Vê-se bem que é um tipo que "os" tem no sítio...
  • Filipe Pinto
    31 out, 2017 Porto 17:50
    Eu não sei para onde caminha a humanidade!!! Estamos na era da globalização em pleno século XXI, com ela deveria acarretar as consciências de que todos somos diferente e ao mesmo tempo todos somos iguais. Em vez de haver mais uniões, consensos e partilha sem nunca perder as nossas raízes culturais. Existe o contrário, divisões e nacionalismos doentios. Eu sou a favor do Bairrismo e do "Nacionalismo" saudável, ter orgulho da nossa cultura, dos nossos bons costumes e não ter medo de partilhar e receber ao mesmo tempo. Agora essa coisa de independência no sentido de egocêntrico mete nojo. A Catalunha já é reconhecida como região geográfica, uma grande região cultural e muito mais. Se têm reivindicações que as façam que insistam e nunca desistam, agora à necessidade de pedir independência? Se tal conseguirem, depois de muitos anos correm o risco por exemplo, a Catalunha do Norte sentir- se injustiçada por razões diversas em relação à Catalunha do Sul e como tal um pedido de independência, vai chegar ao ponto que cada individuo na Catalunha vai querer ser uma nação. Que não aconteça como o Brexit, onde muita gente votou a favor do Brexit como protesto a pensar que o Brexit não ia ganhar, depois viram o Brexit a ganhar e os principais promotores do Brexit a fugir com o barco totalmente à deriva.....
  • Santos
    31 out, 2017 Lisboa 16:43
    Penso que certos analistas substimaram a inteligência destes tipos da Catalunha. Força Catalunha! Desejo-lhes a melhor sorte do mundo. Os Portugueses já conseguiram o mesmo que eles querem, em 1640.
  • Dinis
    31 out, 2017 aveiro 16:31
    Bem aqui temos um puritano corrupto, se fosse homem de palavra e com objectivos para o futuro não tinha fugido para a Belgica. Depois de fazer o que fez deixou o seu suposto povo ao deus dará e só se preocupou consigo mesmo a isto chama se o que? enfim isto ja e fantoxada a mais
  • Maria Farol de Luz
    31 out, 2017 www.montefarodeluz.es 16:30
    Digo como sempre: pedi por Ásia, Itália, Jerusalém, Estados Unidos, França, Espanha e tantos Países que estão em guerra e matando inocentes. Meus filhos, vós sois os Pilares do mundo e tendes que Rezar! Hoje Digo-vos que Rezeis ainda mais. Rosário… Rosário… Rosário, para salvar o mundo. Vós agora tendes conflitos na vossa Espanha, Minha Espanha de Amor, de Maria… porque os Homens são soberbos e somente querem o poder...ódios e mentiras. Aí está a Maçonaria! -------Não vos esqueçais da Maçonaria, pois é ela que está espezinhando o mundo------Meus filhos: Espanha está passando por uma grande dor! Os que eram Meus filhos – muitos deles – foram-se embora … mas vós tendes que os trazer outra vez ao Rebanho, Rezando o Rosário… Eu Estarei sempre ao vosso lado! Porque essas Orações do Rosário, Meu Rosário de Amor, são levadas por Mim ao Céu! Como tantas vezes vos Tenho Dito, Vou fazendo uma Alcatifa, para que um dia, aqueles que se salvem, passem por cima dessa (dela) e vão à Mesa Celestial para estar com O Meu Deus-vosso Deus cantando Aleluia e Glória a Ti Senhor… Glória a Ti Senhor! Bendito Senhor… Tu És O Senhor e o Poder de todas as nossas almas! Tu Criaste-nos para Ti… Senhor; que eu Te busque sempre com a minha alma e o meu coração… Mensagem dada a Júlio em Valencia de Alcântara concretamente ao Km 144,600 da N-521, a escaços quilómetros da fronteira e Marvão. Na margem direita da dita estrada, As aparições ocorrem todos os primeiros sábados de cada mês, pelas 5h locais.
  • Sadino
    31 out, 2017 Setúbal 14:55
    As eleições são para quê? Para decidir sobre o destino da Catalunha e dos Catalães? Então só deveriam ser aceites nas urnas os votos dos nascidos na Catalunha. Os "migrantes "espanhois" que na Catalunha procuraram melhores condições de vida deviam ser tratados como os emigrantes nas eleições nacionais espanholas. Não cabe na cabeça de ninguém que um emigrante decida o destino de um país que não é o seu.
  • nbgc
    31 out, 2017 braga 14:24
    Cobarde é a classificação que este sr. pode ter. Não fugiu ? Conta uma historia. Povo acorda enquanto é tempo c/ este tipo de gentalha o povo é que não tem garantias nenhumas...
  • Benjamim Feliz
    31 out, 2017 Vila Nova da Barquinha 14:15
    Mas os catalães eram oprimidos? Havia falta de liberdade social, de imprensa, religiosa ou política? Os direitos dos cidadãos eram atropelados? Viviam com medo de represálias? O Puigdemont quer uma república e refugia-se numa monarquia? E a nível sócio-económico se não fossem auto-suficientes as pretensões à independência seriam as mesmas? ... (?) De volta e meia surge assim uma casta meio aburguesada que se acha no direito de tudo e mais alguma coisa... não aceitaram nos últimas décadas a Constituição Espanhola? Cristo era Cristo e não agradou a todos... mas esse espera-nos lá um dia!
  • Aliviado
    31 out, 2017 Aveiro 13:47
    Talvez no dia 21 os grandes opinadores da Tv Rádio e Net vão concluir que afinal a estratégia dos independentistas foi brilhante. Obrigaram o PM espanhol e os líderes do PSOE e dos Cidadãos a afirmar que as eleições vão definir tudo. E se os independentistas ganharem ?!
  • Dmreis
    31 out, 2017 Lisboa 13:38
    Um líder em liberdade pode liderar, em prisão é que não! Por-se ajeito para ser preso e tornar-se um mártir? para quê? a causa é que perde sem o seu líder! O governo espanhol e os não independentista, sem mais argumentos, condenam a saída de Puigdemont do país!!! será que pensavam que ficasse sentados a aguardar a chegada dos esbirros? Cretinices!

Destaques V+