Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Trump pondera enviar terrorista de Nova Iorque para Guantanamo

01 nov, 2017 - 16:28

Presidente norte-americano quer acabar com programa de autorizações residência para pessoas oriundas de países com baixas taxas de imigração para os Estados Unidos.

A+ / A-
Ataque em Nova Iorque. Terror volta a Manhattan
Ataque em Nova Iorque. Terror volta a Manhattan

O Presidente norte-americano, Donald Trump, pondera enviar o atacante de Nova Iorque para a prisão de Guantanamo para suspeitos de terrorismo.

O suspeito do ataque, Sayfullo Saipov, um homem natural do Uzbequistão, trouxe várias pessoas para os Estados Unidos, adiantou Donald Trump.

Saipov seria o ponto de contacto com, pelo menos, 23 pessoas, que vão agora ser investigadas pelas autoridades norte-americanas.

"Este foi um acontecimento terrível. Nós temos que chegar a uma punição que seja muito mais rápida e muito maior do que o castigo que esses animais estão a receber agora. Eles passarão pelos tribunais durantes anos. No final, quem sabe o que acontece. Precisamos de justiça rápida, e precisamos de uma justiça forte. Muito mais rápida e muito mais forte do que a que temos agora. Porque o que temos agora é uma piada. E não é de admirar que muitas destas coisas aconteçam. Penso que falo também por outros países", declarou Donald Trump.

Papa condena ataques. “Parece que a humanidade não aprendeu a lição”
Papa condena ataques. “Parece que a humanidade não aprendeu a lição”

Após o ataque de terça-feira, que provocou oito mortos e 11 feridos, Donald Trump anunciou que vai acabar com a “Diversity Immigration Lottery”, um programa de autorizações residência para pessoas oriundas de países com baixas taxas de imigração para os Estados Unidos.

“Vou começar hoje o processo para acabar com o programa da Lotaria de Vistos de Diversidade. Vou pedir imediatamente ao Congresso para iniciar os trabalhos necessários para nos vermos livres deste programa. Parece uma coisa simpática, mas não é simpático, não é bom. Não tem sido bom e temos sido contra isto. Vamos trabalhar com o Congresso sobre para o terminar, para nos livrarmos do programa de Lotaria de Vistos de Diversidade. Queremos um programa baseado no mérito. Queremos que as pessoas venham para o nosso país com base no mérito”, disse o Presidente norte-americano.

Sayfullo Saipov, de 29 anos, “está ligado” ao autoproclamado Estado Islâmico e "radicalizou-se" nos Estados Unidos, disse o governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo.

O atacante que atropelou várias pessoas com uma carrinha terá deixado uma mensagem, escrita em árabe, em que manifesta aliança ao grupo terrorista.

Segundo o jornal “New York Times”, a mensagem – juntamente com uma bandeira do autoproclamado Estado Islâmico – terá sido encontrada dentro da carrinha de caixa aberta utilizada no ataque.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jose portelas
    02 nov, 2017 south river 02:24
    Guantánamo? E que tallevar o animal para o jardim zoológico e atira lo vivo para o meio dos leões .assim ja nao dava mais prejuízo a nação
  • Carlos Martins Presu
    01 nov, 2017 Ponta Delgada 23:18
    Há 8 anos que a mi há filha está em lista de espera para obter autorização de residência e trabalho nos Estados Unidos, e todo este tempo porque é branca, europeia e católica...!!!!
  • bico
    01 nov, 2017 vila real 19:20
    Por acaso não haverá por lá uma suite para os incendiários?
  • zé botas
    01 nov, 2017 açafaites 19:04
    claro que ele devia ir á frente ....
  • Josei Araujo
    01 nov, 2017 Porto 18:27
    Eu acho muito bem que seja restringida a entrada de árabes nos EUA. os árabes não são confiáveis .Também me custa a entender porque são autorizadas abertura de tantas mesquitas, porque são ninhos de terroristas
  • Joao Sem Paciencia
    01 nov, 2017 Lx 18:17
    Este retardado do Trampas é que devia ser enviado para Guantanamo.
  • Observador isento
    01 nov, 2017 lisboa 18:14
    Será que os E:U:A. não terão prisões em demasia no seu próprio território para terem de enviar um preso (Terrorista ou não para Guantánamo em Cuba) ? . Isto é pura e simplesmente só para provocarem os Cubanos (que até é um povo bem pacifico) especialmente quando comparado com grande parte do povo Americano (Que ainda pensam ser Cowboys) que pura e simplesmente na atualidade são o povo mais agressivo do Planeta Terra, pois provoca continuamente guerras sobre guerras de forma a cada vez melhorar mais todo o seu armamento e poderio militar.
  • alberto
    01 nov, 2017 régua 18:06
    Boa noite, terroristas que não respeitam a vida dos cidadãos; crianças, velhos, pessoas indefesas e a sua própria vida, não merecem sequer Guantanamo, ou outros gastos, provados os factos, eleminem, estes terroristas confessos. que o que eles pedem. Boa noite,
  • André
    01 nov, 2017 Lisboa 17:47
    Lá vão os jornalistas tratar o ASSASSINO como se fosse um coitadinho que tem menos direitos que as vítimas que matou. Pena que a polícia só lhe deu 1 tiro... depois de fazer aquilo era dar-lhe 7 tiros nas pernas e mais a dúzia nos braços. Não morria, sofria a bom sofrer e depois podia ir a tribunal responder até ser executado na cadeira eléctrica. Já podia rezar ás virgens todas.
  • anonimo
    01 nov, 2017 16:46
    Que seja condenado à morte, "que nunca seja executado"mas que leve todo o tempo de vida que lhe resta, à espera no corredor da morte, Não deverá haver maior pena, e que ele bem a merece, em justiça aos inocentes que assassinou

Destaques V+