Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Catalunha. Independentistas da CUP concorrem sozinhos

12 nov, 2017 - 19:52

As eleições estão marcadas para 21 de Dezembro.

A+ / A-

A assembleia da Candidatura de Unidade Popular (CUP) decidiu que a formação independentista vai concorrer sozinha às eleições da Catalunha em 21 de Dezembro.

A decisão de apresentar uma candidatura "o mais ampla possível, claramente de ruptura, independentista e de esquerda" foi aprovada com 64% dos votos.

Inicialmente votou-se sobre se o partido concorria ou não às eleições regionais, que a CUP considera "ilegítimas" por terem sido convocadas pelo Governo de Mariano Rajoy após a declaração unilateral de independência da Catalunha e a aplicação do artigo 155 da Constituição espanhola que retira a autonomia à região.

Mais de 90% dos participantes na Assembleia Nacional Extraordinária da formação votaram pela participação nas eleições.

Embora tenha decidido concorrer sozinha, a CUP admite que a sua lista possa integrar pessoas externas à formação, dado pretender ser "tão ampla quanto o possível".

O Governo espanhol convocou eleições na Catalunha para 21 de dezembro, depois de ter decidido aplicar o artigo 155 da Constituição, que suspende a autonomia da região. O executivo regional foi destituído e o parlamento regional dissolvido.

As decisões do executivo de Mariano Rajoy, apoiadas pelo maior partido da oposição, os socialistas do PSOE, aconteceram depois de a declaração de independência da Catalunha ter sido aprovada em 27 de outubro por 70 dos 135 deputados do parlamento catalão. A votação decorreu sem a presença da oposição, que abandonou a assembleia regional.

Rajoy apelou em Barcelona para que a "maioria silenciosa e silenciada converta a sua voz em voto" nas eleições regionais.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 13 nov, 2017 palmela 01:15
    alguem disse que a a catalunha e um problema que ninguem vai conseguir resolver mas a espanha vai ter de arrastar com a catalunha para sempre! jaime gama nao esquece de nada tem um caderninho de apontamentos!

Destaques V+