Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

O alerta de 15 mil cientistas: "o tempo está a esgotar-se” para salvar o planeta

14 nov, 2017 - 07:21

Quinze mil cientistas avisam que, se o mundo não agir depressa, haverá uma perda dramática de biodiversidade e um aumento imensurável da miséria humana.

A+ / A-

É um alerta para a humanidade. Cientistas de todo o mundo avisam que a situação está muito pior do que em 1992, ano em que 1.700 membros da União dos Cientistas Preocupados também lançaram um aviso.

Todos os problemas identificados há 25 anos foram exacerbados – não pararam de crescer e de se avolumar, diz a carta citada pelo jornal “The Independent”.

O grande problema é o consumo exponencial de recursos limitados e o facto de a humanidade (“cientistas, fazedores de opinião pública e cidadãos”) não se esforçar o suficiente para travar esse curso.

Se o mundo não agir rapidamente, haverá uma perda catastrófica de biodiversidade e um aumento desmedido da miséria humana, avisam os cientistas. “Em breve, será demasiado tarde para mudar a trajectória para o insucesso. O tempo está a esgotar-se”, escrevem.

Só o buraco na camada de ozono aumentou desde a primeira carta escrita por este grupo, que apela a toda a humanidade que tome este exemplo como referência para o que pode acontecer se não agir rápida e assertivamente.

Cada ameaça identificada no passado tornou-se mais forte e não demorará muito até que estas mudanças se tornem irreversíveis, alertam os cientistas mundiais.

Ainda há esperança, dizem, mas a humanidade não está a aproveitar as ferramentas ao seu dispor para melhorar o panorama actual. “Todos temos de reconhecer que a Terra, com toda a sua vida, é a nossa única casa”, destaca a carta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fausto
    14 nov, 2017 Lisboa 10:15
    Existe uma forma...reduzir as zonas de impacto...aumentando as zonas neutras...para isso precisam dos transformers... e ou de toda a mão de obra humana...existente na Terra...incluindo já os que vão nascer...a verdade...e sem os transformers...talvez ainda vão a tempo...de resto podem continuar...pra i a sujar...e a bufar...que pouco ou nada altera...
  • Maria Auxiliadora
    14 nov, 2017 www.mensajesdelbuenpastorenoc.org 08:59
    Mensagem de apelo urgente de Maria Auxiliadora aos líderes e moradores da TERRA 29 /1/ 2017 Meus filhos: a água está a esgotar-se devido aos abusos que estão a causar aos ecossistemas. Estes abusos irão provocar dias de fome e escassez. Em muitas nações os seus habitantes morrerão de fome e sede. Não desperdiceis água, porque as bacias dos rios estão a secar, assim como suas fontes. Os ecossistemas terrestres e aquáticos são os pulmões da terra. A destruição da floresta e a poluição estão a provocar o aquecimento. As calotes polares estão a fundir-se devido ao aumento da temperatura, o que implica graves consequências para a criação. O clima é controlado pela poluição ambiental e pelo aquecimento global. Isso trará a vós fome e seca. O lado destrutivo do homem está a destruir os ecossistemas. Muitas espécies de fauna e flora estão em perigo; a atmosfera está a enfraquecer e vai chegar o momento em que os raios do sol tornarão inabitáveis muitos lugares na terra. Os recursos naturais estão a esgotar-se. Faço um apelo urgente aos habitantes da terra e aos governantes para realizarem planos de reflorestamento e poupança de água e energia. Porque se continuarem a poluir e a desmatar, a terra se tornará num deserto. Governantes deste mundo, das vossas ações para com os ecossistemas dependerá a vida no planeta! Como Mãe da humanidade, eu estou a chamar os habitantes da terra para que não destruam mais recursos naturais e para que promulgar leis que favorecem a vida no planeta.

Destaques V+