Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Trump avisou Putin e atentado foi evitado

17 dez, 2017 - 17:00

Várias pessoas foram detidas. Presidente russo agradece ajuda e promete colaborar com os Estados Unidos.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos ligou ao seu homólogo russo para o alertar para uma ameaça terrorista. É o Kremlin, citado pela agência Ifax, que confirma os telefonemas e o agradecimento de Putin pela atitude de Trump.

O ataque, detectado pela CIA, iria decorrer na catedral de Kazansky, em São Petersburgo.

"As informações fornecidas pela CIA foram suficientes para a detecção, busca e detenção dos criminosos", revelou o Kremlin.

O comunicado adianta que os terroristas planeavam colocar explosivos na Catedral de Nossa Senhora de Cazã e noutros locais muito frequentados da cidade.

Os serviços de informações russos (FSB) anunciaram na quinta-feira o desmantelamento de uma célula do grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), que se preparava para cometer os atentados em 16 de Dezembro, em S. Petersburgo.

No total, foram sete as pessoas detidas na quarta e na quinta-feira devido ao seu envolvimento no plano terrorista.

Segundo a FSB, que avança ter apreendido "grande quantidade de explosivos, de armas automáticas e munições", o grupo planeou concretizar um "atentado suicida", causando massacres e explosões em locais muito frequentados.

O Presidente russo acrescentou que, se os serviços especiais russos obtiverem informações sobre o risco de actos terroristas nos Estados Unidos ou contra os seus cidadãos, as transmitirão de imediato aos seus colegas norte-americanos.

Horas depois, a Casa Branca confirmou que ajudou a Rússia a evitar um grande atentado terrorista na cidade de São Petersburgo, sem acrescentar mais pormenores.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • PS
    18 dez, 2017 Caldas da Rainha 09:11
    Isto cheira demais a fake news... A história é demasiado redonda para ser verdadeira, e o relator muito fraco em produzir um texto credível ! Lamento rapaz, mas até Lewis Carroll é mais convincente!
  • São Gonçalves
    18 dez, 2017 Viseu 07:39
    Se é verdade é bom sinal de entendimento entre ianques e russos, o mundo bem precisa de entendimento e finalmente paz em vez de guerras. Oxalá aconteça o mesmo com os ianques e os coreanos, entre os ianques e os iranianos, etc. Basta de guerras em que sobretudo 99% delas os ianques têm estado implicados. Basta também de ocupação da Europa pelos ianques. Paz.
  • Horacio
    18 dez, 2017 Lisboa 02:47
    Acredite se quiser...que historiazinha mal contada. ..em primeiro lugar os serviços de inteligência cooperam nestes casos constantemente .isso não novidade ou alguém acredita que a Cia sabendo de um atentado em qualquer outro país não avisaria . O Trump e o Putin estão a fazer um joginho de engana troxa para inglês ver. As autoridades competentes já tinham tratado disto.
  • AP
    18 dez, 2017 Portugal 02:09
    LOL ainda bem que a operação foi desmantelada. Mas porque é que esta situação me cheira tanto a show-off? Farto de ser o bombo da festa Trump tenta agora ser o taberneiro que deixa toda a gente contente.
  • Joao Sem Paciencia
    18 dez, 2017 lx 01:15
    Isto tresanda a ninho de poupa.
  • ARP
    17 dez, 2017 Coimbra 22:37
    O Trump parece ser uma besta mas, neste caso, tem o meu apoio.
  • Carlos Gonçalves
    17 dez, 2017 Seixal 20:54
    Falta saber de não é show-off da própria CIA e do Trump...

Destaques V+