21 dez, 2017 - 15:52
A Apple admite, depois de anos de rumores, que torna mais lentas as versões antigas do iPhone. A empresa de São Francisco explica que o objectivo é lidar com o envelhecimento das baterias.
As suspeitas de muitos clientes foram agora confirmadas pela multinacional norte-americana depois de um utilizador ter partilhado no site Reddit os testes que realizou.
O utilizador TeckFire concluiu que o seu iPhone 6S ficou consideravelmente mais lento com a idade, mas ficou subitamente mais rápido depois de a bateria ter sido substituída.
O site de tecnologia Geekbench analisou depois vários iPhones com diferentes versões o sistema operativo da Apple, o iOS, e constatou que alguns “smartphones” pareciam ter ficado deliberadamente mais lentos.
Para acabar com as dúvidas, a Apple confirma que introduziu modificações no iOS para lidar com o problema do envelhecimento das baterias iões de lítio em alguns modelos.
“As baterias de iões de lítio tornam-se menos capazes de fornecer picos de corrente em condições de frio, quando elas têm uma baixa carga da bateria ou à medida que envelhecem com o tempo, o que pode levar o dispositivo a desligar-se inesperadamente para proteger os componentes electrónicos”, explicou a Apple.
A multinacional adianta que, no ano passado, lançou uma funcionalidade para os modelos iPhone 6, iPhone 6s e iPhone SE para aligeirar os picos instantâneos de corrente, que entra em acção apenas quando for necessário.