Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​May admite que Rússia pode ter envenenado antigo espião

12 mar, 2018 - 17:20

Moscovo é diretamente responsável ou deixou que o gás de nervos utilizado chegasse às mãos dos responsáveis pelo ataque, declarou a primeira-ministra britânica.

A+ / A-

A primeira-ministra britânica, Theresa May, considera “altamente provável” que a Rússia seja responsável pelo envenenamento do antigo espião Sergei Skripal e a filha Yulia.

Moscovo é diretamente responsável ou deixou que o gás de nervos utilizado chegasse às mãos dos responsáveis pelo ataque, declarou May no Parlamento britânico.

O embaixador russo em Londres foi convocado para prestar esclarecimentos e explicar a substância encontrada na cidade de Salisbury, no sul de Inglaterra, adiantou a primeira-ministra.

Se o Governo russo não fornecer uma resposta credível ao incidente, May afirma que o envenenamento do antigo espião será considerado “uso de força em território britânico” e o Reino Unido poderá avançar com medidas contra a Rússia.

Sergei Skripal e a filha Yulia foram encontrados inanimados no banco de um centro comercial, na cidade de Salisbury, depois de terem sido expostos a gás de nervos.

Os dois estão internados num hospital em estado grave, juntamente com um agente da polícia que prestou o primeiro auxílio.

Na sequência desta caso foi montada uma grande operação de investigação, que envolve dezenas de peritos das forças armadas.

A Rússia também foi considerada responsável pelo assassinato do antigo agente do KGB Alexander Litvinenko, em Londres, em 2006.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+