Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

EUA e 14 países da UE expulsam diplomatas russos

26 mar, 2018 - 14:02

"Medidas adicionais, incluindo sanções, não podem ser excluídas nos próximos dias ou semanas", avisa o presidente do Conselho Europeu.

A+ / A-

Veja também:


Os Estados Unidos e vários Estados-membros da União Europeia anunciaram a expulsão de diplomatas da Rússia.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, revelou que 14 países da UE decidiram expulsar diplomatas russos esta segunda-feira, em resposta ao envenenamento, em Inglaterra, do ex-espião russo Sergei Skripal.

"Medidas adicionais, incluindo sanções no quadro da UE, não podem ser excluídas nos próximos dias ou semanas", declarou Tusk, numa conferência de imprensa realizada na cidade de Varna, na Bulgária.

Desses 14 Estados-membros já são conhecidos alguns nomes: Alemanha, França, Itália, Polónia, Letónia, Lituânia, República Checa, Estónia, Roménia e Holanda.

Portugal já divulgou a sua posição. O Ministério dos Negócios Estrangeiros tomou "boa nota" da decisão dos parceiros europeus, mas não anunciou expulsões.

A diplomacia portuguesa "acredita que a concertação no quadro da União Europeia é o instrumento mais eficaz para responder à gravidade da situação presente”.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha confirmou as notícias de que quatro representantes russos receberam ordem para sair do país. A França também vai expulsar quatro representantes de Moscovo. A Polónia também anunciou esta segunda-feira a expulsão de diplomatas da Rússia.

A Ucrânia, que não faz parte da UE, também se mostra solidária com o caso do antigo espião Sergei Skripal e anunciou a expulsão de diplomatas russos.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia já reagiu a este protesto concertado. Em comunicado, fala num “ato hostil e um gesto provocativo”.

Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros disse à agência de notícias RIA que Moscovo vai responder à União Europeia com medidas “simétricas”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson, saudou a "resposta extraordinária" dos aliados do Reino Unido ao caso Sergei Skripal com "a maior expulsão coletiva de agentes russos de sempre".

Trump expulsa 60 russos e fecha consulado

O Presidente norte-americano, Donald Trump, decidiu expulsar 60 diplomatas russos do país por causa do caso Sergei Skripal.

Trump também ordenou o encerramento do consulado da Rússia na cidade de Seattle, devido à proximidade com uma base naval e da empresa Boeing.

“Os Estados Unidos tomam estas ações em conjunto com os nossos aliados da NATO e parceiros em todo o mundo em resposta ao uso por parte da Rússia de uma arma química militar em solo britânico, a última atividade de um patrão continuo de desestabilização no mundo”, refere a Casa Branca, em comunicado.

As actividades dos serviços de inteligência russos nos Estados Unidos estão casa vez mais “agressivas”, de acordo com fontes da administração Trump citadas pela agência Reuters.

A ordem de expulsão dos EUA incluiu 12 oficiais dos serviços de inteligência russos da missão de Nova Iorque, por abuso de privilégio de residência.

“Em solidariedade com o Reino Unido”, o Governo do Canadá também vai expulsar quatro diplomatas da Rússia.

Os funcionários em causa foram identificados como sendo agentes dos serviços secretos ou indivíduos que utilizaram o estatuto diplomático para minar a segurança e interferir na democracia do país.

O Canadá diz que “continua empenhado no diálogo e cooperação com a Rússia” em assuntos de interesse comum.

[notícia atualizada às 17h23 - com a posição do Governo português]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+