28 mar, 2018 - 14:23
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou haver "uma boa possibilidade" de o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, deixar o seu programa nuclear.
“Ao longo de anos e de muitas administrações, toda a gente dizia que a paz e a desnuclearização da Península Coreana não tinham sequer uma pequena possibilidade (…). Agora há uma boa hipótese de que Kim Jong Un faça o que é correto para o seu povo e para a humanidade. Ansioso pelo nosso encontro!”, escreveu Trump na rede social Twiiter, no dia em que se sabe que o líder da Coreia do Norte reuniu-se com o Presidente da China, Xi Jinping.
For years and through many administrations, everyone said that peace and the denuclearization of the Korean Peninsula was not even a small possibility. Now there is a good chance that Kim Jong Un will do what is right for his people and for humanity. Look forward to our meeting!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 28 de março de 2018
Noutra mensagem, o presidente norte-americano informou ter sido informado do encontro entre os dois líderes asiáticos pelo próprio presidente chinês, que terá relatado a Donald Trump a reunião que teve com Kim Jong Un.
“Recebi uma mensagem na noite de passada de Xi Jinping, da China, sobre a sua reunião com Kim Jong Un, que correu muito bem”, disse o presidente norte-americano na rede social.
Apesar da aparente abertura para o diálogo, Donald Trump defende que "é preciso manter a todo o custo o máximo de pressão e de sanções" contra a Coreia do Norte.
Received message last night from XI JINPING of China that his meeting with KIM JONG UN went very well and that KIM looks forward to his meeting with me. In the meantime, and unfortunately, maximum sanctions and pressure must be maintained at all cost!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 28 de março de 2018
De acordo com a agência chinesa Xinhua, os líderes da China e Coreia do Norte reuniram-se em Pequim, naquela que é a primeira viagem ao estrangeiro de Kim Jong Un desde que assumiu o poder, em 2011.
Esta viagem acontece numa altura em que está em preparação uma reunião entre o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte que, de acordo com a informação divulgada, deverá acontecer no mês de Maio.