29 mar, 2018 - 16:09
Cronologia interativa: O que sabemos sobre o caso Skripal
A filha do ex-espião Sergei Skripal, que foi envenenada juntamente com ele no dia 4 de março em Salisbury, em Inglaterra, está a apresentar melhorias no seu estado de saúde, informou esta quinta-feira o hospital que a está a tratar.
“Tenho o prazer de informar uma melhoria na condição de Yulia Skripal. Ela tem reagido bem ao tratamento, mas continua a receber cuidados clínicos especializados, 24 horas por dia”, disse Christine Blanshard, directora clínica do hospital distrital de Salisbury.
Sergei Skripal, o ex-espião russo que desertou para o Reino Unido na década de 90, continua em estado crítico, mas estável.
Sergei e Yulia Skripal foram encontrados inertes num banco de jardim em Salisbury. A investigação concluiu que foram envenenados com um agente nervoso de fabrico soviético.
Londres diz que a Rússia esteve por detrás do ataque, que desencadeou uma guerra diplomática entre os dois países, que se espalhou, com dezenas de países a expulsar diplomatas russos em solidariedade com o Reino Unido.
A Rússia nega qualquer envolvimento e pede ao Reino Unido que apresente provas de que não foram os seus próprios serviços secretos a envenenar Skripal.
Na guerra diplomática que se seguiu, perto de 30 países já expulsaram mais de uma centena de diplomatas russos dos seus países.