01 abr, 2018 - 21:34
O Presidente dos Estados Unidos garante que não vai haver acordo para legalizar jovens migrantes (Dreamers) e quer lei mais dura.
Donald Trump usou a rede social Twitter para dizer que a fronteira com o México está a tornar-se cada vez mais perigosa.
“Os agentes de fronteira não conseguem fazer o seu trabalho devido a leis ridículas dos liberais democratas que levam a apanhar e a libertar pessoas. Está a ficar mais perigoso. Estão a chegar ‘caravanas’. Os Republicanos têm de usar a opção nuclear para passar leis difíceis agora. Não há acordo DACA”, escreveu o líder norte-americano.
Border Patrol Agents are not allowed to properly do their job at the Border because of ridiculous liberal (Democrat) laws like Catch & Release. Getting more dangerous. “Caravans” coming. Republicans must go to Nuclear Option to pass tough laws NOW. NO MORE DACA DEAL!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 1, 2018
O DACA [Deferred Action for Childhood Arrivals] é um programa criado na administração Obama em 2012 que permite a legalização de filhos de migrantes clandestinos entrados no país e que evitava a sua deportação. Em causa estão cerca de 800 mil jovens.
Donald Trump, que está a passar a Páscoa no seu resort de Mar-a-Lago, escreveu que o "México está a fazer muito pouco, se não mesmo nada, para parar as pessoas que entram através da sua fronteira sul e depois nos EUA. Eles riem-se das nossas leis de imigração estúpidas. Eles têm que parar com a entrada de drogas e de pessoas ou eu vou parar com as vacas gordas, NAFTA! Precisamos do muro."
Mexico is doing very little, if not NOTHING, at stopping people from flowing into Mexico through their Southern Border, and then into the U.S. They laugh at our dumb immigration laws. They must stop the big drug and people flows, or I will stop their cash cow, NAFTA. NEED WALL!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 1, 2018
Também no Twitter, Trump também ameaçou o acordo de comércio livre NAFTA, que está atualmente a ser renegociado com México e Canadá.