Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Lula da Silva diz que não se entrega à polícia de Curitiba

06 abr, 2018 - 14:30 • Rui Barros com agências

O juiz Sérgio Moro ordenou que o ex-presidente do Brasil se apresentasse na sede da Polícia Federal. Lula diz que não vai.

A+ / A-

O ex-presidente brasileiro, Lula da Silva, disse ao jornal "Folha de São Paulo" que não se vai entregar esta sexta-feira à polícia de Curitiba.

Segundo o jornal brasileiro, que descreve uma "rápida conversa telefónica" com o líder do Partido dos Trabalhadores (PT), Lula da Silva garantiu que a sua decisão é não cumprir a ordem do juiz Sérgio Moro de se entregar às autoridades até às 17h00 locais (21h00 em Portugal Continental).

Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, acrescentou ao jornal que uma viagem do ex-presidente a Curitiba colocaria "dificuldades de logística e de segurança, especialmente depois da decisão de Moro bloquear as contas" do ex-presidente.

Fonte do Partido Trabalhista, citada pela "Sic Notícias", confirma a informação do Folha de São Paulo e garante que o ex-presidente não se entregará esta sexta-feira à Polícia Federal.

Resta agora saber se o ex-presidente não se entrega às autoridades esta sexta-feira ou se tomou a decisão definitiva de se não apresentar às autoridades.

Lula da Silva apresentou também esta sexta-feira um novo pedido de "habeas corpus" ao Supremo Tribunal de Justiça. De acordo com a defesa do líder do PT, há ainda recursos a serem apresentados, pelo que, de acordo com a tese da defesa, o ex-presidente não pode começar a cumprir a pena sem que sejam analisados esses recursos.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão (por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no chamado caso triplex) e ontem o Supremo Tribunal Federal chumbou o primeiro pedido de "habeas corpus".

Lula passou a noite na sede dos Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, com lideranças do PT. Centenas de manifestantes reuniram-se em frente ao sindicado em solidariedade com o ex-presidente.

Apoiantes de Lula da Silva saem à rua. Lula agradece da janela
Apoiantes de Lula da Silva saem à rua. Lula agradece da janela
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    06 abr, 2018 21:59
    O verdadeiro crime de Lula foi ter tirado 20 milhões de brasileiros da pobreza. As elites não perdoam isso.
  • Dino
    06 abr, 2018 20:27
    Esse homem pensou que estava acima da lei, e ainda está pensando, no entanto, eu continuo a pensar que a melhor prisão e condenação para se dar a esse e aos demais corruptos, do congresso nacional Brasileiro, seria o de, devolver o que roubaram dos cofres públicos, dinheiro do povo, e deixarem eles livres, com uma pequena ressalva, vivendo com o único salário minimo, o qual milhôes de brasileiros estão condenados a viver, ou melhor dizendo, sobreviver, e só assim, e de facto esses ladrões corruptos, conheceriam a verdadeira prisão. Utilizar somente o sistema único de saúde, ter os filhos unicamente a estudar na rede pública, utilizar unicamente o moderno sistema de transporte que os mesmo insistem em dizer que temos, e que é cópia do sistema utilizado na Europa, só que esqueceram de informar ao povo, que isso era só uma promessa, que o que temos, é um sistema de transporte que só mesmo o nosso povo ,aceita usar e pagar caro por ele, pois ainda nos faz pensar que somos o lindo pais do futebol, e das mulheres bonitas, e das telenovelas, e assim, tem o povo distraido de tal forma, que os deixam em paz a roubar, mas num momento inédito dessa telenovela da vida real, eis que aparece um homem com coragem, e alguns outros também, e começam a dar de facto uma tão sonhado inicio de esperança, e é com a justiça e unicamente com a justiça que se pode fazer isso. Viva juiz Sérgio Moro, obrigaduuuuuu. Que seja apenas o começo, pois ainda a muitos a solta.
  • couto machado
    06 abr, 2018 Porto 15:44
    O mundo actual, está a viver uma das mais graves crises de carácter e de consequências imprevisíveis. Suponhamos que o senhor Lula voltava a ser presidente do Brasil. Que autoridade teria perante as leis que vigoram no Brasil, no tocante a casos idênticos aos seus ? Este senhor, nunca deveria ter sido eleito Presidente de uma Nação como o Brasil, ou outra qualquer. Quem está neste momento a "reinar" no Brasil, é a falta de autoridade de braço dado com a desinformação costumeira. Não tenho nada contra o Brasil, nem contra os brasileiros honestos e respeitadores das leis.
  • VICTOR MARQUES
    06 abr, 2018 Matosinhos 14:55
    Puxa "rapaiz", isto é mesmo um Istado de Dirêto!!!...

Destaques V+