Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

México. Mais de 7.600 assassinatos só no primeiro trimestre

22 abr, 2018 - 22:50

A violência ocorre num contexto de proliferação de grupos ligados ao tráfico de droga, mas também pode ser explicada por roubos de combustível, sequestros, extorsões e outros delitos.

A+ / A-

Mais de 7.600 assassinatos foram registados no México no primeiro trimestre deste ano, um aumento de quase 20% face ao mesmo período do ano passado, que foi o ano mais violento nas últimas duas décadas.

De acordo com dados oficiais divulgados, citados pela Agência France Presse (AFP), autoridades contabilizaram este ano 2.549 assassinatos em janeiro, 2.389 em fevereiro e 2.729 em março, a maioria dos quais com recurso a arma de fogo.

Segundo os serviços mexicanos para a segurança nacional, no primeiro trimestre de 2017 tinham sido registados 6.406 assassinatos.

A violência no México ocorre num contexto de proliferação de grupos ligados ao tráfico de droga, mas também pode ser explicada por roubos de combustível, sequestros, extorsões e outros delitos criminais.

O México terminou 2017 com 25.339 assassinatos registados, o número mais alto desde o início da publicação destes dados estatísticos a nível nacional, em 1997.

O aumento da violência acontece numa altura em que o México se prepara para as eleições gerais, nas quais cerca de 88 milhões de mexicanos estão convocados para renovar mais de 3.400 cargos públicos, entre os quais o de presidente, e que estão marcadas para 1 de julho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    23 abr, 2018 Santarém 23:28
    Apesar de nos USA haver a lei da liberalização na compra das armas e dos loucos dos americanos ainda não se terem apercebido que isso resulta em muitas mortes, pelos vistos em casa do vizinho do sul a situação é muito mais grave e estou a ver que afinal o Trump sempre tem razão em construir o muro para evitar a entrada de mais loucos.

Destaques V+