24 abr, 2018 - 10:58
Emmanuel Macron está nos Estados Unidos para uma visita de três dias. O Presidente francês e a mulher, aterram na base aérea de Andrews, no Maryland, esta segunda-feira.
Os Macron foram recebidos por Melania e Donald Trump na Casa Branca. Antes de um jantar informal, na antiga casa de George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos, os dois chefes de Estado plantaram uma árvore.
Earlier today, President Trump and First Lady Melania Trump welcomed President Macron and Mrs. Macron of France to the White House. pic.twitter.com/Cx4LWceTHA
— The White House (@WhiteHouse) April 24, 2018
Esta terça-feira, os dois presidentes têm uma reunião privada e discussões alargadas com os assessores. É expectável que Macron e Trump discutam vários temas da política internacional. O Presidente francês tentará convencer o homólogo norte-americano a manter o acordo nuclear com o Irão, que Trump pretende romper.
O conflito sírio será também tema de conversa e é um dos pontos que une os dois presidentes. A 13 de abril, a França juntou-se aos Estados Unidos e ao Reino Unido no ataque contra arsenal químico na Síria. Agora, Macron deve voltar a salientar a sua convicção de as tropas americanas devem permanecer na Síria.
Menos consensual são os novos impostos alfandegários sobre o aço e o alumínio. Macron pretende que Trump deixe a União Europeia de fora das novas taxas.
O Presidente e a primeira dama franceses almoçam com o vice-presidente, Mike Pence. À noite, há um jantar de Estado na Casa Branca, o primeiro da administração Trump.
After months of preparations, @POTUS and I are looking forward to hosting our first State Dinner with France! Thank you to everyone who has worked so hard to make this visit a success. 🇺🇸 🇫🇷 pic.twitter.com/j7fKmUhISJ
— Melania Trump (@FLOTUS) April 23, 2018
A visita de Macron aos Estados Unidos será seguida de uma outra, da chanceler alemã, Angela Merkel, o que mostra a importância do momento para as relações entre a União Europeia e os Estado Unidos.