27 abr, 2018 - 01:31
Os presidentes das Coreias do Norte e do Sul cumprimentaram-se com um aperto de mão na zona desmilitarizada entre os dois países, onde vai decorrer a cimeira histórica entre Kim Jong-un e Moon Jae-in.
De acordo com as imagens transmitidas em direto pelos canais televisivos intrnacionais, o aperto de mão deu-se em cima da linha que separa os dois países, com ambos os líderes sorridentes e com o presidente da Coreia do Sul a dizer ao seu homólogo do norte: "Estou feliz por o ver."
De seguida, Kim Jong-un deu um passo em frente e entrou em território sul-coreano, tendo de imediato convidado Moon Jae-in a saltar consigo a fronteira e pisar solo norte-coreano, novamente sob aplausos dos presentes.
Após o cumprimento, Kim Jong-un recebeu um ramo de flores das mãos de duas crianças e seguiu, ao lado de Moon Jae-in, para uma guarda de honra.
#BREAKING Kim Jong Un crosses inter-Korean border as the first top DPRK leader stepping onto South Korea’s soil. pic.twitter.com/sNE4jYkIp3
— China Plus News (@ChinaPlusNews) 27 de abril de 2018
Os dois líderes estão agora reunidos numa sala, frente a frente, liderando as respetivas delegações. Esta reunião que junta Kim Jong-un a Moon Jae-in é o primeiro entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul desde 2007.
O encontro histórico deverá focar-se nas recentes sugestões do regime de Pyongyang de que poderia estar disposto a abandonar o seu programa de armas nucleares. No entanto, Seul já avisou que seria “difícil” chegar a um acordo neste ponto, uma vez que a tecnologia nuclear e de mísseis da Coreia do Norte avançou muito desde a última vez que os dois lados falaram.
Além do dossier nuclear, o encontro servirá também para discutir um caminho para a paz na península, de modo a encerrar formalmente a Guerra da Coreia, que decorreu entre 1950 e 1953, e uma série de questões económicas e sociais.
[atualizado às 02h00]