Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Itália. Partidos tentam novo acordo de governo

30 mai, 2018 - 09:07

O Movimento 5 Estrelas e a Liga Norte tentam encontrar um novo nome para o ministério da economia.

A+ / A-

O Movimento 5 Estrelas e a Liga Norte estão novamente a juntar esforços para uma coligação de governo. A informação é avançada pela agência Reuters, citando uma fonte do Movimento 5 Estrelas.

Os dois partidos mais votados nas últimas legislativas italianas tentam encontrar um compromisso para um novo nome para o ministério da economia, depois do Presidente Sergio Mattarella ter rejeitado a primeira escolha, Paolo Savona, um eurocético e crítico da moeda única.

O chumbo presidencial levou a que Giuseppe Conte, o nome escolhido pela coligação para primeiro-ministo, desistisse de formar governo. Em consequência, esta segunda-feira, o Presidente italiano encarregou Carlo Cottarelli, um antigo responsável do Fundo Monetário Internacional (FMI), de formar um Governo tecnocrata.

A mesma fonte indica ainda que a coligação pode ser alargada para incluir outro partido de direita, o Irmãos de Itália.

As eleições legislativas italianas decorreram em março. Desde então que o país procura um acordo de governo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    30 mai, 2018 20:59
    O que o novo governo italiano devia fazer era mandar o FMI a um certo sítio que não vou dizer sob risco de este comentário não ser aprovado.
  • gaio
    30 mai, 2018 lisboa 10:25
    O PR Italiano teve a coragem q faltou a Cavaco q foi ultrapassado por BRUXELAS.Aqui BRUXELAS consultada terá dito ao PR italiano não a este governo e ele obedeceu cegamente.Itália a sofrer intervenção de BRUXELAS e a aumentar o odio do povo italiano pela EU.O crescimento das extremas direitas na FRANÇA,ALEMANHA,REINO UNIDO;ITALIA são o pronuncio do mau desempenho da EU.Apolitica de austeridade impondo a venda de ativos contribuiu para este descrdito.Ajuda sim ,humilhação não.CHIPRE;GRÉCIA,PORTUGAL,etc estão reféns de empresas internacionais q querem dominar o PLANETA com um governo MUNDIAL.Está a crescer a enorme DITADURA EMPRESARIAL NUNCA VISTA daí TRUMP TER RAZAO ao tentar impedir a colonização total do PLANETA.

Destaques V+