Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Itália. Cinco Estrelas e Liga com novo acordo de Governo

31 mai, 2018 - 18:33

[em atualização]

A+ / A-

O movimento populista Cinco Estrelas e a Liga, partido de extrema-direita, chegaram a novo acordo de Governo.

É a segunda tentativa da coligação depois de o Presidente Sergio Mattarella ter chumbado o ministro das Finanças, Paolo Savona, e de o primeiro-ministro indigitado, Giuseppe Conte, ter desistido.

Luigi di Maio, do M5E, e Matteo Salvini, da Liga, estiveram reunidos esta quinta-feira.

"Foram reunidas todas as condições para um governo político M5S/Liga", anunciaram em comunicado.

Conte volta a ser apresentado como candidato a primeiro-ministro e Paolo Savona deixa as Finanças e passa para outra pasta.

Na segunda-feira, Mattarella deu a responsabilidade a Carlo Cottarelli, um ex-quadro do Fundo Monetário Internacional, de procurar constituir um governo neutral de tecnocratas para conduzir o país para eleições antecipadas.

No entanto, caso os dois partidos populistas apresentem uma proposta válida, o primeiro-ministro designado pelo Presidente admitiu recuar perante "o nascimento de um governo político".

[em atualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    31 mai, 2018 19:01
    Entre Liga Norte, Beppe Grillo e o FMI venha o diabo e escolha.

Destaques V+