01 jun, 2018 - 17:10
O Facebook parece ter deixado de ser “fixe” para os adolescentes norte-americanos, que estão a trocar a maior rede social do mundo pelo Instagram, o YouTube e o Snapchat.
De acordo com um estudo do Pew Research Center, apenas 51% utilizam o Facebook, uma descida de 20 pontos percentuais em relação ao inquérito anterior realizado em 2015.
O Facebook está a perder a corrida para o YouTube, com 85% dos jovens a preferirem a plataforma de partilha de vídeos.
O Instagram e o Snapchat são as outras plataformas mais populares, com 72% e 69%, respetivamente.
O Facebook aparece em quarto lugar, com 51%, mas nem tudo são más notícias. A empresa criada por Mark Zuckerberg é também dona do Instagram, desde 2012, e beneficia do crescimento da rede social de partilha de imagens.
A percentagem de adolescentes norte-americanos que usa o Twitter é de 32% e o Tumblr de 14%.
A esmagadora maioria (95%) dos 750 jovens inquiridos, com idades entre os 13 e os 17 anos, tem acesso a “smartphones” e quase metade, 45%, está constantemente ligada à internet.
O acesso aos telemóveis inteligentes aumentou 22% desde 2015, indica o Pew Research Center.
O estudo não consegue definir, claramente, o impacto da utilização das redes sociais na vida dos adolescentes.
Quase um terço dos inquiridos consideram que existem um efeito positivo, mas 25% dizem que o efeito é, sobretudo, negativo. Os restantes 45% respondem que o impacto não é positivo nem negativo.