27 abr, 2018 - 14:47
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saudou esta sexta-feira a cimeira entre os Chefes de Estado das duas coreias e o respetivo acordo que prevê a “completa desnuclearização” da península.
O acordo também prevê o fim oficial da guerra na Coreia, ao fim de 65 anos. Os combates acabaram há décadas, mas nunca foi assinado um acordo de paz e ocasionalmente ainda acontecem escaramuças ou incidentes entre soldados de cada lado da zona desmilitarizada que divide a península.
Donald Trump reagiu de forma entusiástica à notícia, recorrendo à sua rede social favorita, o Twitter.
“GUERRA DA COREIA TERMINA! Os Estados Unidos e todo o seu GRANDE povo devem ter muito orgulho no que está a acontecer na Coreia”, escreveu.
Noutra mensagem acrescentou “Estão a acontecer coisas boas, mas só o tempo dirá!”
Por fim, num terceiro tweet, Donald Trump agradece a ajuda do seu "grande amigo" o presidente Xi, da China, em todo este caso, "sem ele teria sido um processo muito mais longo e duro".
A cimeira histórica que uniu Kim Jong Un e Moon Jae-in, da Coreia do Norte e da Coreia do Sul respetivamente, foi a primeira vez que um líder norte-coreano pisou solo da Coreia do Sul, desde o conflito.
Donald Trump prevê ainda encontrar-se com os dois chefes de Estado, separadamente, até junho.
KOREAN WAR TO END! The United States, and all of its GREAT people, should be very proud of what is now taking place in Korea!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 27, 2018