Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra comercial

Merkel critica atitude "deprimente" de Trump. Europa vai retaliar

10 jun, 2018 - 22:02

Chanceler alemã lamenta comportamento Donald Trump na cimeira das nações mais industrializadas, ao retirar os Estados Unidos da declaração final através do Twitter.

A+ / A-

A chanceler alemã, Angela Merkel, garante que a Europa vai retaliar contra as taxas aplicadas pelos Estados Unidos e considera que o comportamento de Donald Trump na cimeira do G7 foi “um pouco deprimente”.

O Presidente norte-americano retirou o apoio à declaração final da cimeira das nações mais industrializadas já depois de abandonar o encontro, realizado no Canadá.

Trump não gostou da conferência de imprensa do primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, e “rasgou” o comunicado final através de uma mensagem no Twitter.

Em entrevista a televisão ARD, Angela Merkel disse este domingo que a decisão de Trump foi “desanimadora” e “um pouco deprimente”.

A chanceler garante que a cimeira do G7 não marca o fim da parceria entre a Europa e os Estados Unidos.

Mas Angela Merkel considera que a União Europeia já não pode confiar no seu aliado histórico e deve tomar o seu destino nas suas mãos.

Tal como o Canadá, a UE está a preparar a resposta às tarifas aplicadas por Donald Trump às importações de aço e alumínio, refere a líder alemã.

"Assim, não nos deixamos enganar de novo e de novo. Em vez disso, também agimos", declarou Angela Merkel.

Questionado se não receia que os Estados Unidos possam aplicar novas tarifas aos carros europeus, Merkel espera que seja possível evitar esse cenário. Mas se Trump taxar as importações de viaturas, a UE vai responder na mesma moeda, avisou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jorge gonçalves
    11 jun, 2018 sintra 20:22
    1º ponto - a europa não existe, para além das estruturas politicas ! Um exemplo : ao fim de 1 semana de ataques aéreos á Libia, franceses e ingleses ficaram sem munições e lá veio o Tio Sam dar mais uns misseis ! Quem paga a administração publica da palestina PODE TER UM ESTILO GROTESCO, MAS É ELE QUE PAGA A FACTURA DA DEFESA DA EUROPA ! QUE NEM UM EXERCITO É CAPAZ DE GERAR !! POR ALGUMA RAZÃO A SUECIA, JÁ REINTRODUZIU O SERVIÇO MILITAR OBRIGATORIO ! PARA HOMENS E MULHERES ! E PORQUE SERÁ QUE TODOS OS PAISES EURROPEUS ESTÃO A AUMENTAR E MUITO OS RESPECTIVOS ORÇAMENTOS DA DEFESA ! PENSAR É SEMPRE BOM.
  • Tania
    11 jun, 2018 Leiria 08:57
    Há que dar a entender a esse “senhor” Trump que os EUA não são assim tão poderosos como ele pensa, ele quer fechar o mercado americano? Que o faça! A Europa sempre pode abrir novos acordos comerciais com outros países a China e a Índia têm um grande poder comercial porque é que a Europa não começa a olhar mais para esses países? Há uns dias atrás a empresa francesa que possui a Peugeot foi obrigada a fechar/cancelar todos os negócios que detinha com o Irao com medo de represálias por parte dos EUA eu acho inadmissível que EUA controlem desta forma o comércio mundial, com base em ameaças e sanções só porque podem. E nesse ponto, eu concordo com a chanceler alemã: a Europa tem de agir.

Destaques V+