13 jun, 2018 - 07:02
O Presidente dos Estados Unidos defendeu que o mundo está mais longe de uma "catástrofe nuclear", após uma reunião sem precedentes com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em Singapura.
"O mundo deu um grande passo atrás numa possível catástrofe nuclear! Não há mais lançamentos de foguetões, testes nucleares ou pesquisas!", escreveu Trump na rede social Twitter, aproveitando a longa viagem de regresso de Singapura para Washington.
Noutra mensagem, Trump congratulou Kim Jong-un por "dar um passo firme em direção a um novo futuro brilhante para o seu povo" com a reunião de Singapura, que "mostra que a verdadeira mudança é possível!".
The World has taken a big step back from potential Nuclear catastrophe! No more rocket launches, nuclear testing or research! The hostages are back home with their families. Thank you to Chairman Kim, our day together was historic!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 13 de junho de 2018
"Não há limite para o que a Coreia do Norte pode alcançar quando renunciar às armas nucleares, adotar o comércio e participar no mundo", disse Trump.
"O Presidente Kim", acrescentou, "tem diante de si a oportunidade de ser lembrado como um líder que marcou o início de uma era gloriosa de segurança e prosperidade para o seu povo".
Trump e Kim Jong-un realizaram na terça-feira a primeira cimeira da história entre os líderes dos dois países, durante a qual se comprometeram a "construir um regime de paz duradouro e estável na península coreana".
Um simbólico aperto de mão deu início ao primeiro encontro entre os líderes dos dois países depois de quase 70 anos de confrontos políticos no seguimento da Guerra da Coreia (1950-53) e de 25 anos de tensão sobre o programa nuclear de Pyongyang.