21 jun, 2018 - 15:55
Como se chama? onde mora? tem cadastro criminal? São três perguntas que os cidadãos europeus residentes no Reino Unido terão de responder para obterem autorização para residir em solo britânico.
O Governo de Theresa May acaba de revelar novidades sobre as autorizações de residência para cidadãos da União Europeia.
Os candidatos terão de preencher um formulário eletrónico. Tudo para assegurar a rapidez de processos.
De acordo com o ministro da Administração Interna, Sajid Javid, para ficar com estatuto de residente os europeus terão de provar a sua identidade, dar a prova de morada e dizer se têm passado criminal.
Sajid Javid garante que não procura desculpas para recusar os vistos e a decisão será conhecida rapidamente, uma vez que as informações serão confirmadas pela base de dados do Governo.
Haverá dois tipos de vistos: um para aqueles que vivem há mais de cinco anos no Reino Unido e outro para quem reside há menos tempo.
O processo será feito online e o Governo quer que os cidadãos europeus se registem já no outono, para evitar candidaturas em massa quando o Reino Unido deixar a UE, o que está previsto acontecer em março de 2019.
O processo de candidatura estará dependente destas três perguntas durante o período de transição, que acaba em junho de 2021.
O futuro dos 3,8 milhões de europeus a residir no Reino Unido, entre os quais milhares de portugueses, continua dependente da existência de um acordo final para o Brexit.