01 jul, 2018 - 20:19
Consumidores do serviço elétrico venezuelano denunciaram que pelo menos 14 dos 23 estados da Venezuela, incluindo o Distrito Capital, estão às escuras desde as 00h00 locais.
Segundo centenas de mensagens de consumidores no Twitter, o apagão deixou às escuras os estados de Carabobo, Cojedes, Distrito Capital, Falcón, Guárico, Lara, Mérida, Miranda, Nova Esparta, Portuguesa, Sucre, Vargas, Táchira e Zúlia, onde residem milhões de pessoas.
O apagão, segundo a Corporação Elétrica (Corpoelec) venezuelana deveu-se às "condições meteorológicas adversas" que desde sábado afetam o país, com intensas chuvas.
"Corpoelec informa que devido a condições atmosféricas adversas, presentes, se registam vários setores neste momento sem serviço elétrico. O pessoal encontra-se a trabalhar para normalizar o sistema elétrico", escreveu a empresa estatal na conta do Twitter.
No entanto a empresa não precisa qual a dimensão do apagão, nem os estados afetados pelo mesmo.
Citando alguns engenheiros, a imprensa venezuelana atribui o apagão à falta de geração de unidades termoelétricas, o que terá ocasionado uma sobrecarga nas redes de transmissão e uma perda de "capacidade de manobra" da Corpoelec.