Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Reino Unido

Grupo pró-Brexit multado por violar leis de financiamento de campanhas

17 jul, 2018 - 13:54

Responsáveis da Vote Leave e BeLeave foram referenciados à polícia por terem prestado falsos testemunhos sobre gastos com a campanha pela saída da UE.

A+ / A-

A Comissão Eleitoral do Reino Unido anunciou esta terça-feira que multou o grupo oficial de campanha a favor do Brexit por violação das leis de financiamento de campanhas antes do referendo de 2016. O caso já foi entregue à polícia nacional.

O organismo eleitoral indica que a campanha Vote Leave trabalhou com outro grupo pró-Brexit, o BeLeave, que gastou 675 mil libras (cerca de 758 mil euros) em pagamentos à empresa Aggregate IQ para usar dados dos utilizadores de redes sociais a favor da sua causa, sob o plano comum de ver aprovada a retirada do Reino Unido da União Europeia.

"Encotrámos provas substanciais de que dois grupos trabalharam nesse plano comum, sem declararem esse trabalho comum e sem cumprirem os limites legais de despesa [em campanha]", indicou Bob Posner, diretor de financiamento político e regulação da Comissão Eleitoral.

Por causa da violação, a Vote Leave foi multada em 61 mil libras (cerca de 68 mil euros). A Comissão Eleitoral também decidiu referenciar David Halsall, a pessoa responsável por aquele grupo, e Darren Grimes, fundador do BeLeave, à polícia por terem prestado falsos testemunhos sobre as despesas com a campanha.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    12 set, 2018 01:36
    Sim, eu chamo de "escumalha" a quem deseja mal aos portugueses que vivem no Reino Unido. E sou muito simpático ao fazê-lo.
  • Anónimo
    27 jul, 2018 00:29
    Ó "metam no lixo", tu estás a queixar-te de não te darem o direito de responder mas já reparaste que o teu comentário foi aprovado? Vê se te acalmas...
  • metam no lixo
    18 jul, 2018 xcxvxvxvxvxvx 13:05
    Obrigado pelo seu comentário é o que diz o inicio: Oh gente boa! Ora então este anonimo tem o direito de chamar escumalha a quem não pensa como ele e os outros não têm o direito de responder? Em que democracia e igualdade é que vocês vivem? Vou vos denunciar por todo o lado que vá. Continuo a dizer: vocês são a vergonha da democracia!
  • Anónimo
    17 jul, 2018 15:15
    A hipocrisia da escumalha pró-Brexit não tem limites. Nem sequer as leis do próprio país respeitam.

Destaques V+