Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Facebook baniu contas ligadas à Rússia e ao Irão por manipulação coordenada

22 ago, 2018 - 07:10

As campanhas de manipulação tinham como alvo os EUA, o Reino Unido, países da América Latina e do Médio Oriente.

A+ / A-

A rede social Facebook identificou e baniu 652 páginas, grupos e contas ligadas à Rússia e ao Irão por manipulação coordenada que incluía a partilha de material político.

A remoção das páginas, grupos e contas resultaram de quatro investigações - três envolvendo o Irão e uma envolvendo a Rússia -, indicou a empresa norte-americana na terça-feira, através do seu fundador e CEO, Mark Zuckerberg.

As campanhas de manipulação tinham como alvo os Estados Unidos, o Reino Unido, países da América Latina e do Médio Oriente.

A rede social revelou ainda ter informado os governos dos Estados Unidos e do Reino Unido.

O Facebook intensificou significativamente a fiscalização da sua plataforma desde o ano passado, quando foi tornado público que agentes russos realizaram com sucesso operações de manipulação política naquela rede social, com o objetivo de influenciar a eleição presidencial norte-americana de 2016.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    22 ago, 2018 Cacém 12:01
    É só pena que as redes sociais não tenham mostrado a mesma disponibilidade, em relação à propaganda islâmica radical, ligada ao terrorismo.

Destaques V+