Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Campanha russa espalha "desinformação sobre vacinas" na internet

24 ago, 2018 - 14:00

Investigação norte-americana analisou milhares de mensagens publicadas nas redes sociais durante os últimos anos.

A+ / A-

Uma investigação detetou uma campanha de desinformação mundial nas redes sociais, com origem na Rússia, para tentar reduzir a confiança nas vacinas.

As contas falsas utilizadas para tentar influencias as eleições nos Estados Unidos também estão envolvidas na ação anti-vacinas, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, que analisou milhares de mensagens publicadas nas redes sociais, entre 2014 e 2017.

Muitas contas publicaram mensagens a favor e contra as vacinas, numa estratégia para criar uma “falsa equivalência” entre as duas teses.

“Ao jogarem dos dois lados, eles provocaram erosão na confiança da opinião pública na vacinação, expondo-nos a todos ao risco de doenças infeciosas”, diz à BBC Mark Dredze, da Universidade Johns Hopkins.

A Europa registou, no primeiro semestre deste ano, 41 mil casos de sarampo, um número recorde superior ao de qualquer outro ano desta década, alertou esta semana a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A diretora regional da OMS, Zsuzsanna Jakab, considerou o aumento de casos "dramático" e apelou a todos os países da zona europeia para que apliquem, de imediato, "medidas apropriadas ao contexto para evitar que a doença se propague ainda mais". "A saúde de todos começa com a imunização", lembrou.

Nos Estados Unidos, o número de crianças que não são vacinadas por opção dos encarregados de educação está a aumentar.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    24 ago, 2018 Cacém 14:55
    A única ameaça aos EUA e aos países europeus vem "sempre" da Rússia de Putin. Sempre. Não cola. Então o mundo é um mar de rosas com os russos "maus"? E o World Trade Center? E os atentados em Paris?
  • António Costa
    24 ago, 2018 Cacém 14:34
    Bem uma faceta da "Guerra Bacteriológica". Utilizando a estupidez das pessoas. Seja como for a campanha tem dado bastantes resultados, mercê do "cultivo da ignorância". Enfim preparar o terreno para a "sementeira".....

Destaques V+