21 set, 2018 - 14:38
Não haver acordo com a União Europeia para o Brexit é melhor do que um mau acordo, afirma a primeira-ministra britânica.
Um dia depois da cimeira informal dos líderes europeus de ontem, em Salzburgo, Theresa May pediu “respeito” pelo Reino Unido.
A primeira-ministra britânica considera “inaceitável” que, nesta altura das negociações, a UE tenha rejeitado o seu plano para Brexit sem apresentar alternativas.
“Eu não vou reverter o resultado do referendo nem vou partir o meu país”, garantiu Theresa May, que fala numa situação de “impasse”.
No final da cimeira de quinta-feira, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou que a proposta apresentada por Londres para as futuras relações comerciais com a União Europeia “não vai funcionar”, indicando outubro como prazo para fechar o acordo do Brexit.
“Apesar de haver elementos positivos na proposta ‘Chequers’ [apresentada pelo Governo britânico], o quadro sugerido para a cooperação económica não vai funcionar”, disse Tusk.
“O momento da verdade será o Conselho Europeu de outubro”, salientou o responsável europeu, data em que espera ter o acordo negociado.