24 set, 2018 - 18:35
O vice-procurador-geral dos Estados Unidos, Rod Rosenstein, está a ponderar a hipótese de apresentar a demissão, avança o jornal “The New York Times”.
A possibilidade está em cima da mesa depois da divulgação de uma conversa privada, em que Rosenstein fala sobre invocar a 25.º emenda para afastar o Presidente Donald Trump.
O vice-procurador vai ser recebido na quinta-feira por Trump, disse esta segunda-feira a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.
Segundo a mesma fonte, Trump e Rosenstein “tiveram uma prolongada conversa para discutir as novas e recentes histórias”.
“Os dois vão encontrar-se na quinta-feira, quando o Presidente regressar a Washington”, escreveu Sarah Sanders na rede social Twitter.
O vice-procurador Rod Rosenstein supervisiona a investigação à interferência russa nas eleições presidenciais de 2016.
De acordo com o “The New York Times”, o "número dois" do Departamento de Justiça sugeriu, na primavera de 2017, que secretamente gravou conversas com o Presidente na Casa Branca para expor o caos na Administração e também discutiu a possibilidade de invocar a 25.ª emenda da Constituição para afastar Trump da Presidência, por não ser capaz para desempenhar o cargo.
Estas posições foram assumidas por Rosenstein quando o Presidente norte-americano afastou o diretor do FBI James Comey, por causa da investigação à interferência russa nas eleições.