Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Coreia do Sul estima que Pyongyang tenha entre 20 e 60 bombas nucleares

02 out, 2018 - 10:35

É a primeira vez que um alto funcionário de Seul fala sobre o alegado número de armamento nuclear do país vizinho em público.

A+ / A-

A Coreia do Sul estima que a Coreia do Norte tenha entre 20 e 60 bombas nucleares, mas reafirma os esforços diplomáticos rumo à desnuclearização de Pyongyang.

Quem o disse, nesta terça-feira, foi o ministro da Unificação sul-coreano, Cho Myoung-gyon, perante o Parlamento. E foi a primeira vez que um alto funcionário de Seul fala publicamente sobre o alegado número de armas nuclear detidas pelo vizinho do Norte.

Estas declarações não mereceram qualquer comentário por parte do Serviço Nacional de Inteligência, a principal agência de espionagem da Coreia do Sul.

Em meados de Setembro, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, assinaram uma declaração conjunta, que poderá ser importante para o futuro diálogo sobre a desnuclearização da península, entre Pyongyang e Washington.

Durante a cimeira, que durou três dias, os ministros da Defesa das duas Coreias, que tecnicamente continuam em guerra, assinaram ainda um histórico acordo militar, que reduz a possibilidade de se produzirem choques fronteiriços entre os respetivos exércitos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+