Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Sismo na Indonésia. Número de mortos sobe para 1.234

02 out, 2018 - 08:00

As equipas de resgate, que ainda não conseguiram chegar a todas as zonas afetadas, temem que este número suba.

A+ / A-
As imagens da devastação deixada pelo sismo e tsunami na Indonésia
As imagens da devastação deixada pelo sismo e tsunami na Indonésia

As autoridades indonésias atualizaram o número de mortos causados pelo sismo seguido de tsunami: passou de 844 mortos para 1.234.

O novo balanço é avançado pela agência Reuters, que cita a agência nacional de desastres indonésia.

As equipas de resgate ainda não conseguiram chegar a todas as zonas afetadas, temendo as autoridades que este número suba.

Segundo a Cruz Vermelha, mais de 1,5 milhões de pessoas terão sido diretamente afetadas por esta catástrofe e o vice-presidente da Indonésia aponta já a possibilidade de o número de vítimas mortais chegar aos milhares.



Além do drama dos mortos, numa altura em que os corpos das vítimas do tsunami começam a dar à costa, existe a dificuldade de cuidar dos vivos, uma vez que a comida começa a ser limitada e há relatos de pessoas com dificuldade em adquirir água engarrafada.

A ajuda a sobreviventes e a feridos tem sido dificultada pelo difícil acesso às várias regiões afetadas, várias pontes colapsaram e muitas estradas estão cortadas.

A ilha de Celebes foi abalada por um sismo de magnitude 7.5 na sexta-feira passada. As autoridades emitiram imediatamente um alerta de tsunami, mas acabaram por levantá-lo, uma vez que o sistema não detetou as ondas gigantes que acabariam mesmo por atingir a costa da ilha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+