Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Putin acusa Presidente da Ucrânia de orquestrar incidente

28 nov, 2018 - 22:58

Presidente russo culpa autoridades de Kiev por confronto no estreito de Kerch.

A+ / A-

O Presidente russo, Vladimir Putin, acusa o seu homólogo ucraniano, Petro Poroshenko, de orquestrar a crise no estreito de Kerch para ganhar votos na contagem decrescente para as eleições.

Nos seus primeiros comentários sobre o incidente que resultou na captura de três navios e de 24 marinheiros ucranianos pelas forças russas, Putin fala numa “provocação” de Kiev a Moscovo.

“O Presidente ucraniano está em quinto lugar nas sondagens e tinha que fazer alguma coisa. O incidente foi usado como pretexto para aplicar a lei marcial”, afirma o Presidente russo.

Putin alega que os barcos ucranianos entraram em águas russas, mas desvaloriza o acontecimento como um pequeno incidente fronteiriço.

O Presidente russo espera que a escalada de tensão com a Ucrânia não impeça a reunião com o chefe de Estado norte-americano, Donald Trump, à margem da próxima cimeira do G20.

O Kremlin adianta que o encontro continua a ser preparado e que Washington ainda não desmarcou.

O secretário norte-americano da Defesa, Jim Mattis, disse esta quarta-feira que o incidente no estreito de Kerch, entre o Mar de Azov e do Mar Negro, mostra que não se pode confiar na palavra da Rússia.

“Foi uma violação flagrante da lei internacional”, declarou Jim Mattis aos jornalistas, no Pentágono.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+