01 dez, 2018 - 14:42
O Presidente da República lamenta a morte do antigo Presidente norte-americano George Bush, lembrando a "bravura" e a "solidez de carácter" do antigo oficial da Marinha.
Numa mensagem de condolências enviada à família do antigo Presidente dos EUA e disponível na página eletrónica da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa lembra “a bravura do antigo oficial da Marinha e também a solidez de caráter do antigo Presidente norte-americano, que se traduziu numa maneira determinada de fazer política, sem nunca perder o respeito por quem defendia ideias diferentes".
Em relação a Portugal, sublinha que, enquanto Presidente, "George Bush demonstrou respeito e admiração pelo povo português, bem como conhecimento da História de Portugal, país que considerava ser um aliado próximo e amigo dos EUA".
O Ministério dos Negócios Estrageiros, em comunicado, apresentou, em nome do Governo português, as condolências à família de George Bush, um "herói de guerra" que, enquanto político, teve um "exemplar sentido de serviço público", lê-se. O Ministério dos Negócios Estrageiros lembrou igualmente a contribuição de George Bush enquanto Presidente norte-americano para o desenvolvimento das relações bilaterais entre os Estados Unidos e Portugal.
O antigo Presidente dos Estados Unidos George H.W. Bush morreu este sábado aos 94 anos, cerca de oito meses após a morte da mulher, Barbara Bush.
O 41.º Presidente dos Estados Unidos serviu de 1989 a 1993 e oito anos depois assistiu à tomada de posse do seu filho George W. Bush, que se tornou o 43.º Presidente.
George H.W. Bush viu sua popularidade aumentar no período da Guerra do Golfo em 1991, mas esse capital desapareceu num período de recessão breve, mas profunda. O republicano acabou por ser derrotado pelo democrata Bill Clinton, quando procurava assegurar um segundo mandato.
Bush também foi um herói da Segunda Guerra Mundial, congressista do Texas, diretor da CIA e vice-presidente de Ronald Reagan.
Bush tinha sido internado no hospital com uma infeção no sangue em 23 de abril, um dia após o funeral da ex-primeira-dama, tendo ali permanecido durante 13 dias. Voltou a ser hospitalizado em maio, indicando pressão baixa e fadiga uma semana depois de chegar ao Maine para passar o verão.
Acabou por ter alta alguns dias depois e comemorou seu aniversário em 12 de junho - fazendo história, ao tornar-se o primeiro ex-Presidente a atingir a idade de 94 anos.
Bush era o patriarca de uma dinastia política que inclui o filho George W. Bush, que foi também Presidente, outro como governador, John Ellis Bush (que chegou a ser candidato nas primárias republicanas à presidência dos EUA) e um neto que atualmente ocupa um cargo estadual no Texas.