26 dez, 2018 - 19:35 • Tiago Palma
O presidente dos EUA, Donald Trump, viajou, acompanhado pela primeira-dama Melania, para o Iraque na noite de segunda-feira, 24 de dezembro, para uma visita de Natal surpresa aos militares norte-americanos na base aérea de al-Asad, localizada a oeste de Bagdade.
A informação foi avançada esta quarta-feira, no Twitter, pela porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.
Sanders explica que a visita serviu para "agradecer o trabalho, sucesso e sacrifício" das tropas norte-americanas no Iraque.
President Trump and the First Lady traveled to Iraq late on Christmas night to visit with our troops and Senior Military leadership to thank them for their service, their success, and their sacrifice and to wish them a Merry Christmas. pic.twitter.com/s2hntnRwpw
— Sarah Sanders (@PressSec) December 26, 2018
As tropas norte-americanas no Iraque têm como principal missão ajudar as forças iraquianas a estabilizar o país após anos de luta contra o autoproclamado Estado Islâmico. A 31 de outubro, contabilizaram-se 5.200 militares nesta zona.
A visita de Trump surge uma semana depois de o Presidente ter anunciado a retirada das tropas norte-americanas da Síria, o que levaria à demissão do secretário da Defesa, Jim Mattis.
Entretanto, a Casa Branca anunciou que Mattis será substituído no cargo por Patrick Shanahan, seu número dois no Pentágono.
Esta é apenas a segunda vez (a primeira no Médio Oriente) que Donald Trump visita tropas norte-americanas em missão. Em novembro de 2017, o Presidente deslocou-se à base militar Camp Humphreys, em Pyeongtaek, na Coreia do Sul.